4. Prefeitura participa de cerimônia de transmissão de cargo na Capitania dos Portos de Santarém
Prefeitura participa de cerimônia de transmissão de cargo na Capitania dos Portos de Santarém Autor: Agência Santarém

Fernanda Rabelo
Cerimônia foi presidida pelo Vice-Almirante Antônio Capistrano, comandante do 4º Distrito Naval, com a presença do prefeito Nélio Aguiar e demais autoridades.

Matéria atualizada

A Prefeitura de Santarém participou do evento da cerimônia de transferência de responsabilidade na Capitania dos Portos de Santarém, nesta sexta-feira, 14. Presidida pelo Vice-Almirante Antônio Capistrano, comandante do 4º Distrito Naval, com sede em Belém e jurisdição sobre os estados do Pará, Maranhão e Amapá, a cerimônia contou com a participação do prefeito Nélio Aguiar e demais autoridades civis e militares e marcou a posse do Capitão de Fragata Oziel Marçal de Aguiar, novo Capitão de Portos de Santarém, em substituição ao Capitão de Fragata Fabrício Fróes.

Cerimônia realizada na Capitania dos Portos de Santarém.

O prefeito Nélio Aguiar afirmou que a Marinha do Brasil tem uma relevante importância, contribuindo com a segurança da navegação, inclusive já havendo estudos para ampliação de seu efetivo para que possa atender o crescimento na demanda do município.

Prefeito Nélio lembrou a relevante atuação do órgão em Santarém.

"Agradecemos, em nome de Santarém, a atuação do Capitão Fróes nessa importante ligação entre os poderes onde temos projetos em conjunto e trabalhamos em harmonia. Desejamos uma excelente missão ao Capitão Oziel e que a Marinha do Brasil possa contribuir mais com o progresso de Santarém. É um setor que está em franco crescimento e modificação, saímos daquela época de barcos de madeiras, de pequenas embarcações e hoje nós temos os ferry boats, que trabalham com o transporte de pessoas e cargas, então requer um acompanhamento maior da Capitania com informações e segurança da navegação do nosso município", disse o gestor.

O novo comandante da Capitania do Portos, Capitão de Fragata Oziel Marçal de Aguiar, externou a satisfação com o novo desafio.

Capitão de Fragata, Fabrício Fróes, Vice-Almirante Antônio Capistrano e Capitão de Fragata, Oziel Marçal.

"O sentimento é de muita felicidade e honra em assumir mais esse compromisso na Marinha do Brasil. O meu objetivo será manter a segurança, contribuindo com a população ribeirinha. Que todo desenvolvimento econômico seja realizado da melhor forma possível".

O secretário de Turismo, Alaércio Cardoso, reiterou a importância da Capitania dos Portos para o turismo, por conta de todas as operações no setor.

"Santarém possui seis rios navegáveis, a Capitania dos Portos sempre foi muito atuante no nosso município, o Capitão Fróes fez um trabalho extraordinário na área do novo porto de Santarém e, também, com novas regulamentações que envolveram áreas próximas à Alter do Chão", destacou o secretário.