4. Prefeitura de Santarém participa da sessão especial pelos 75 anos do Colégio Batista
Prefeitura de Santarém participa da sessão especial pelos 75 anos do Colégio Batista Autor: Ascom/CMS

Geisa de Oliveira
Representando o prefeito Nélio Aguiar, secretária Celsa Brito destacou a missão do colégio em formar cidadãos.

A sessão especial pelos 75 anos de fundação do Colégio Batista de Santarém, aconteceu nessa terça-feira, 07, na Câmara Municipal e contou com a presença de vereadores, ex e atuais alunos, professores e lideranças da Igreja Batista, mantenedora da instituição de ensino.

A mesa foi composta pelos vereadores Alba Leal (MDB); 1ª secretária da Casa; Gerlande Castro (PSB), 1º vice-presidente e proponente da sessão; Carlos Martins (PT), 2º secretário; e professor Josafá Gonçalves (PL), 3º secretário e presidente da Comissão de Educação da Câmara. Com eles, estavam a secretária municipal de Trabalho e Assistência Social Celsa Brito, que representou o Poder Executivo; a professora Carmelita Bruce Santarém, presidente da Cooperativa de Trabalho em Educação Sóstenes Pereira de Barros; Ana Míriam, professora do Colégio Batista de Santarém; Ernandes Raiol da Silva, presidente da OCB/SESCOOP-PA; o pastor Éber Santos de Oliveira, presidente da Ordem dos Pastores Batista do Baixo Amazonas; o pastor missionário Expedito dos Santos Amaral, representante da Convenção Batista do Pará e Sophia Bentes da Rocha, representando os alunos do educandário.

O aluno Nicolas Mileo Cambraia, do 2º ano do ensino médio, leu o histórico do Colégio Batista de Santarém, que teve as portas abertas em 1º de março de 1948, concretizando um sonho há muito tempo acalentado pelo Pr. Sóstenes Pereira de Barros e pelos batistas do Baixo Amazonas.

"Foi em novembro de 1947 que, reunida a Convenção Batista Paraense [hoje convenção Batista do Pará], resolveu criar esta casa de ensino em Santarém, cuja finalidade seria contribuir para a difusão do ensino eficiente e do desenvolvimento intelectual e moral da região. Seu primeiro prédio situava-se na Av. Floriano Peixoto, número 557”, destacou o jovem estudante.

A história do Colégio Batista, também, está relacionada ao ensino público, quando, em 1962, uma equipe de gestores e professores foi convidada pelo Governo do Estado para articular a fundação do Colégio Estadual Professor Álvaro Adolfo da Silveira, sendo o professor Sóstenes Pereira de Barros o primeiro gestor do novo colégio.

A aluna Sophia Bentes falou em nome dos agraciados. No discurso, ela ressaltou a história da própria família, dentro do colégio, desde a avó Maria Helena Bentes, em 1966, passando pelos pais e tios até chegar à geração atual.

"Esta data se reveste de uma emoção muito especial que confesso ser quase impossível de descrever”, ressaltou manifestando a gratidão ao colégio.

A aluna recebeu a honraria das mãos da secretária Celsa Brito.

O vereador Gerlande Castro, ex-aluno do Colégio Batista, foi o propositor da sessão especial e manifestou gratidão ao educandário pelo conhecimento adquirido e aos demais parlamentares por aprovarem, de forma unânime, a realização da sessão especial.

Ele enfatizou a importância do estabelecimento para a formação de seus filhos.

“Parabéns, Colégio Batista, pelos 75 anos de educação e transformação da vida de cidadãos do nosso município”, finalizou.

O pastor missionário Expedito Amaral falou em nome da Convenção Batista do Pará, parabenizando todos que fazem parte do Colégio Batista de Santarém pelos 75 anos de atuação, além de manifestar gratidão aos vereadores pela homenagem.

A secretária Celsa Brito, que no ato representou o prefeito Nélio Aguiar, destacou a importância do Colégio Batista para o desenvolvimento de Santarém através da educação, formando cidadãos dignos.

“A gente vê que além do aniversário do colégio, de toda sua história de construção, de tantas e tantas pessoas que passaram por lá para ter chegado até aqui aos 75 anos, o grande agraciado desta festa é o município de Santarém, que ganhou tantas pessoas formadas", observou Celsa.

Ao todo, foram homenageadas 19 personalidades indicadas pelo Colégio Batista de Santarém.

Titular da Semtras com o pastor Eber Santos e sua esposa Ana Mirian. Pastores-presidentes da 1ª Igreja Batista.

1. Railena Queiroz Correa - Diretora da Escola Batista

2. Washington Lima Corrêa – Ex-diretor e ex presidente do Colégio Batista.

3. Dilma Pantoja Williams - Ex-diretora e ex-presidente.

4. Carlina Silva Dos Santos Fialho - Ex-presidente do Colégio Batista.

5. Arildo Nogueira Carvalho - Ex-presidente do Colégio Batista.

6. Edinailza Lima Pinheiro da Silva - Ex-diretora do Colégio Batista.

7. Carmelita Bruce Santarém - presidente da mantenedora da Escola COOPSOSTENES.

8. Maria das Graças de Azevedo Moreira - professora da Escola , começou como zeladora e chegou à vice-direção do Colégio.

9. Ernandes Raiol da Silva – presidente da OCB/SESCOOP-PA

10. Jorge Moura Serra Júnior - superintendente do SESCOOP-PA

11. Sophia Bentes da Rocha - representando a 4ª geração da família Bentes no colégio Batista.

12. Pastor Eber Santos Oliveira - pastor da 1ª Igreja Batista de Santarém, insitutição religiosa que ajudou na fundação da escola e sempre está apoiando nos projetos educacionais.

13. Pastor Missionário Expedito Dos Santos Amaral - representante da COBAPA .

14. Eduardo da Cruz Silva - presidente da ABBA.

15. Josué Da Costa Pinheiro - Ex-aluno.

16. Maria José Maia da Silva - secretária Municipal de Educação.

17. Vereador JK Do Povão - Ex-aluno e pai de ex-alunos.

18. Vereador Gerlande Corrêa Castro - Ex-aluno e autor do requerimento que originou a sessão.

19. Vereador Sillvio Dos Santos Neto - presidente da Câmara Municipal.

Com informações da ASCOM/CMS

Fotos: ASCOM/CMS