1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Gerais
  4. Prefeitura de Santarém oferece capacitação para manipuladoras da Merenda Escolar
Prefeitura de Santarém oferece capacitação para manipuladoras da Merenda Escolar Autor: Desconhecido

Prefeitura de Santarém oferece capacitação para manipuladoras da Merenda Escolar

Agencia Santarém
Publicado em - Atualizado
Aproveitando as férias escolares do mês de julho, a Prefeitura de Santarém está promovendo capacitaç...

Aproveitando as férias escolares do mês de julho, a Prefeitura de Santarém está promovendo capacitação a servidoras que trabalham com o preparo da merenda escolar. A qualificação iniciou nesta quarta-feira, 10, no período da manhã e será concluída dia 12. O encontro está sendo realizado no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Santarém, ministrado pelo nutricionista da Divisão de Atendimento ao Educando (DAE), Joilson Dutra.

"Estamos iniciando esse treinamento com as servidoras que atuam nas creches. Nessas unidades atendemos um público que varia de um ano e dois meses até cinco anos de idade. Esse público exige muita responsabilidade e cuidados da Semed e das pessoas que preparam a alimentação escolar, por isso faz-se necessário o encontro com as servidoras, para que recebam a capacitação necessária e, assim, tenham condições técnicas para preparar com qualidade o alimento das crianças", informou a secretária de Educação Mara Belo.

A secretária de Educação informou também que para o mês de agosto está prevista a capacitação dos servidores que atuam nas escolas de ensino fundamental, até que todas servidoras da rede municipal de ensino recebam o treinamento.

A coordenadora do DAE, Vanda Maia, disse que nesse primeiro momento a divisão priorizou o grupo que atua com a educação infantil devido aos cuidados com as turmas de berçário e demais crianças dessas unidades. Vanda explicou que a faixa etária de idade desse público necessita de atenção especial com relação ao preparo da alimentação escolar.

Maia destacou também que o treinamento conta com o acompanhamento do Conselho da Alimentação Escolar (CAE). Segundo ela, em todas as visitas às escolas que os membros do CAE realizam, uma das principais observações é sobre o preparo da Merenda Escolar. "Se por acaso perceberem práticas inadequadas, imediatamente, relatam à Semed, para tomar as providências necessárias". No entanto, a capacitação tem como finalidade melhorar qualidade do serviço e prevenir a rede municipal possíveis problemas.

Durante a realização do curso, o nutricionista da Semed Joilson Dutra disse que as manipuladoras estão sendo orientadas desde a aquisição dos produtos, quando o DAE entrega o alimento às escolas, até a distribuição ao estudante. "Ao receberem os produtos, as merendeiras devem saber como armazenar o alimento, assim como o preparo e a distribuição escolar", ressaltou.

Joilson destacou ainda que a capacitação sobre a alimentação escolar é previsto na legislação pertinente, por meio da Resolução RDC nº 216, de 15 de setembro de 2004, que dispõe sobre o Regulamento Técnico de Boas Práticas para os Serviços de Alimentação, pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e Vigilância Sanitária que determinam o que tem que ser feito em se tratando da capacitação das pessoas que trabalham com a Merenda Escolar.

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.