A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), inaugurou na manhã deste sábado (30), o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Alter do Chão. A solenidade de inauguração contou com a presença do Prefeito Nélio Aguiar, do vice-prefeito José Maria Tapajós, secretária de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito, demais secretários do governo municipal, vereadores, servidores, usuários dos serviços e a população.
A secretária de Assistência Social, Celsa Brito, comemorou a entrega da obra e ressaltou que o "Centro de Referência de Assistência Social (Cras) é a porta de entrada da Assistência Social que é tão importante na prevenção e no Fortalecimento de Vínculos. O trabalho irá continuar em um espaço que seguiu o padrão de edificação compatível com as exigências da política de proteção social básica; as condições espaciais, de conforto ambiental e previsibilidade e condições de planejamento dos serviços desenvolvidos. Esse é o primeiro Cras de Santarém com o modelo padrão do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), e contou com a parceria do Governo Federal e contrapartida do município para a sua inauguração. O trabalho com as famílias em situação de vulnerabilidade social vai continuar, agora com uma estrutura física mais adequada, com as regras de acessibilidade".
A usuária do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) de 13 anos, Layla Thaís Abreu Marinho, deu um depoimento que emocionou a todos. "Entrei nesse início de ano aqui, mas já participava de outro Cras na cidade. Estar aqui nesse momento é muito importante, pois nas oficinas aprendemos muitas coisas. Aprendi fazer pintura em farrapilha, por exemplo. Esse projeto é muito importante, pois muitas vezes os adolescentes não têm muita coisa para fazer. Aqui encontramos a alegria dos educadores, dos nossos colegas e temos que agradecer a equipe do Cras que nos ajuda. Esse novo espaço será muito melhor, não só para os jovens, idosos, mas para a toda comunidade de Alter do Chão", ressaltou.
O prefeito Nélio Aguiar destacou a importância de no aniversário de Santarém o distrito de Alter do Chão receber esse presente. "É um momento de muita alegria e muita emoção, essa é uma luta, um sonho antigo de Alter do Chão, nós já tínhamos uma política pública implementada, mas o espaço adequado, padronizado, nós não tínhamos ainda. Corremos atrás de recursos em Brasília para que pudéssemos chegar hoje e fazer a entrega desse espaço bem apropriado para que a nossa equipe possa desempenhar ainda melhor o seu trabalho que já é de excelência mesmo no prédio antigo, mas que agora terá melhores condições para atender os nossos usuários", enfatizou Nélio.
A coordenadora da Proteção Social Básica, Adriany Oliveira e a coordenadora do Cras Alter do Chão destacaram a necessidade de continuar realizando esse trabalho que é efetivado por uma equipe qualificada e que com as novas instalações poderá a acolher melhor os usuários do centro.
O evento contou com a apresentação do grupo dos idosos e de crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).
O prédio novo
A nova sede do Cras, fica localizada na Trav. Febrônio Batista Costa, possui 352,27 metros quadrados (m²) de área construída, que conta com recepção auditório, 2 salas de serviço, 1 sala de curso, 1 sala de administração, 1 sala multiuso, 1 sala de técnicos, , 1 sala de atendimento familiar, sala Cadúnico, 4 banheiros, copa e almoxarifado.
Sobre
O Centro de Referência de Assistência Social de Alter do Chão foi implantado no dia 08 de Abril de 2013 no espaço onde antes funcionava o Centro de Convivência do Idoso – CCI, localizado na TV. Antônio Agostinho Lobato S/N, Centro, próprio do município. Sua administração está sob a coordenação da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social – Semtras, pela secretária de Assistência Social, Celsa Maria Gomes de Brito Silva, os 8 Cras da cidade são coordenados pela Proteção Social Básica, a coordenadora geral Adriany Arruda de Oliveira. Hoje, Cras Alter do Chão é Coordenado pela Psicóloga, Luiza Cristina Amazonas Godinho.
Os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) são a porta de entrada para o cidadão acessar seus direitos socioassistenciais. Seu foco de atuação é a busca pela superação das desigualdades sociais e a promoção da vida dentro do território em que está sediado. O Cras atende a Comunidade de Alter do Chão, Eixo Forte e região de Rios, trabalhando na perspectiva de prevenção e minimização de desigualdades sociais conforme o que é preconizado a Política Nacional de Assistência Social e o Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
O Cras de Alter do Chão funciona de segunda a sexta, de 8h às 17h, desenvolvendo os serviços de atendimento e acompanhamento das famílias, contando hoje com 1.940 famílias cadastradas, são ofertados os serviços de inclusão e atualização no Cadastro Único para ter acesso aos Programas Sociais do Governo Federal, desenvolvendo ainda o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família - PAIF, bem como os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Crianças de 07 a 14 anos e de Adolescentes de 15 a 17anos, incluindo também o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Idosos, além de realizar atendimentos, sociais, psicológicos e pedagógicos, e, quando necessário, atendimentos de urgência.