Autor: Ronnie Dantas
A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) iniciou nesta quinta-feira (11), a entrega do primeiro lote de fardamentos para os alunos da educação infantil da rede municipal. A ação vai ocorrer obedecendo todos os protocolos de segurança estabelecidos pelas autoridades de saúde visando a prevenção ao novo coronavírus.
A primeira remessa com 5.281 (cinco mil, duzentos e oitenta e um) uniformes irá contemplar alunos de 1 a 5 anos de idade das zonas urbana e rural de Santarém pertencentes às Unidades de Educação Infantil (Umeis), Centros de Educação Infantil (Cemeis), e Creche Seara. A meta da secretaria é entregar os uniformes para toda a rede de ensino até o final do mês de março. A iniciativa da gestão vai atender desde a educação infantil até os estudantes do ensino fundamental.
Apesar da pandemia ocasionada pelo novocoronavírus e mesmo sem previsão das aulas presenciais (o início do ano letivo começou de forma remota) a Semed irá entregar o material aos pais dos alunos, por ser um produto que não pode ficar armazenado por longo tempo. Além disso, a secretaria não dispõe de local próprio para armazenamento uma vez que, no depósito da Semed são armazenados os produtos industrializados e da agricultura familiar destinados aos kits de alimentação escolar.
Para a pedagoga da Umei Interventoria, Daricleide dos Santos Costa, receber o fardamento no período da pandemia serve como estímulo para a criança realizar as atividades remotas em casa. “A criança fica mais feliz e motivada em fazer as atividades e com mais vontade de voltar à escola ou Umei”, disse a professora.
A secretária de educação, Maria José Maia, destacou que a distribuição do fardamento escolar representa a concretização de um compromisso de gestão, mas, sobretudo a possibilidade de fortalecer a identidade estudantil, uma vez que socialmente uma criança, adolescente, com fardamento escolar é reconhecida como estudante vinculada a uma escola, uma rede de ensino.
Para o prefeito Nélio Aguiar o fardamento é um item que colabora para as boas condições de ensino e impacta positivamente no orçamento financeiro da família. “O fardamento possibilita aos pais e responsáveis utilizarem o dinheiro que seria para aquisição das roupas em outras necessidades. Iniciamos a entrega do fardamento, entregamos mais de 60 mil kits de alimentação escolar em 2020, em 2021, adquirimos 15 toneladas de alimentação escolar para nossos alunos da rede municipal e continuamos investindo na educação de nossas crianças e adolescentes estabelecendo atuações que as amparem neste momento de crise.”
Mais proteção a estudantes e professores
Na oportunidade, além do fardamento escolar, também são entregues máscaras aos alunos e protetor facial (face-shield) aos professores. Esses equipamentos de proteção individual (EPIs) sãoparte da parceria entre Semed e Secretaria de Saúde por meio do PSE (Programa Saúde na Escola), que visa à integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida dos educandos.