4. Prefeitura de Santarém entrega Ginásio Poliesportivo à região do Tapajós
Prefeitura de Santarém entrega Ginásio Poliesportivo à região do Tapajós Autor: Desconhecido

Prefeitura de Santarém entrega Ginásio Poliesportivo à região do Tapajós

O Prefeito de Santarém Nélio Aguiar esteve em Parauá, na região do Tapajós, terça-feira, 13, para entregar o Ginásio Coberto Poliesportivo, denominado "Lino Israel Serique" às lideranças de 11 comunidades do entorno. A obra custou R$ 769.122,68 e conta com uma quadra coberta, vestiários masculino e feminino, um depósito e possui fundação em concreto armado, estrutura que sustenta a cobertura metálica e telhas onduladas.

O prefeito Nélio Aguiar disse que a gestão municipal sente-se feliz em poder levar ao interior do município estruturas com qualidade às práticas esportivo-educacionais e para atender também as atividades sociais da comunidade. Segundo ele, esses equipamentos de qualidade começaram a ser entregues na cidade, depois no planalto e agora na região de rios, na comunidade de Parauá. "Vamos continuar trabalhando para captar recursos e levar a outras localidades esses equipamentos públicos que também estão sendo pleiteando", concluiu.

A secretária municipal de Educação Mara Belo fez um balanço e disse que na gestão do prefeito Nélio, incluindo Parauá, já foram entregues quatro ginásios cobertos. "Essa obra aqui em Parauá nos transmite uma satisfação bem maior, por se tratar de um ginásio de grande porte construído para atender as comunidades rurais, na região do Tapajós", enfatizou.

Mara reforçou que além das atividades educacionais da escolar Frei Marcos, o ginásio também vai atender as atividades de Parauá; das aldeias São Francisco e São Caetano; Surucuá, Paricatuba, Santi, Amorim vai atender a Vila, Cabeceira e a Enseada; Limãotuba, Pajurá, Capixauã e a Cabeceira do Uquena, totalizando 11 comunidades que ficam no entorno e aproximadamente 2 mil pessoas.

Além do ginásio, a prefeitura também entregou um kit esportivo contendo bolas de basquete, handebol, vôlei futebol e futsal, redes de basquete, voleibol e para as traves, dando condições para o início imediato das atividades esportivas no ginásio.

O gestor da escola Frei Marcos, professor Marcos Araújo Alcântara comentou que o ginásio representa o sonho concreto dos alunos e das comunidades próximas. Em parceria a Semed também revitalizou a pintura da escola municipal de Ensino Fundamental Frei Marcos que atende 280 alunos dos ensinos fundamental e médio, e conta ainda com dez professores, quatro serventes, dois vigias, secretário, gestor e pedagoga.

A inauguração do ginásio chamou atenção da região do Tapajós, constada pela participação maciça de aproximadamente 350 pessoas, além do vice-prefeito José Maria Tapajós; os representantes da Câmara Municipal, vereadores Silvio Neto (PTB), Júnior Tapajós (PL), Ronan Liberal Jr. (MDB) e Dayan Serique (PPS) e do ex-prefeito de Santarém, Ronan Liberal Lira, um dos convidados especiais.

Ação PPBC na comunidade Parauá
Na ocasião, a caravana do Programa Prefeitura nos Bairros e Comunidades (PPBC) realizou diversos atendimentos de saúde e cidadania. A programação aconteceu nas dependências da Escola Municipal Frei Marcos.

Durante a ação foram oferecidos os seguintes serviços: inclusão e atualização de cadastro único, instruções para emissão da carteira ID Jovem, orientação para emissão da carteira interestadual do idoso, atendimentos especializados em família e indivíduos em situação de violação de direitos, assessoria jurídica, consulta de enfermagem, emissão do cartão SUS, verificação de pressão arterial; teste de glicemia; testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e C; distribuição de materiais educativos e insumos de prevenção; coleta de PCCU, vacinação, orientações bucais, aplicação de flúor. Também foram oferecidos serviços de embelezamento como corte de cabelos, designer de sobrancelhas, dentre outros.

No evento, também foi realizada a assinatura de uma Ordem de Serviço para a construção de uma ponte de 150 metros.