4. Prefeitura de Santarém encerra oficina e curso com entrega de certificados
Prefeitura de Santarém encerra oficina e curso com entrega de certificados Autor: Desconhecido

Prefeitura de Santarém encerra oficina e curso com entrega de certificados

Katiane de Jesus
...

Autora: Alciane Ayres

Na manhã desta quarta-feira (26), a Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), realizou a entrega de certificados para concluintes de oficinas artísticas e peças produzidas expostas ao público, o momento ocorreu nas dependências do Centro Cultural João Fona.

Dezesseis participantes, entre instrutores e alunos do curso de biojóias e organizadores da exposição fotográfica arte circense, receberam os certificados. As atividades aconteceram para marcar em Santarém a 19ª Semana Nacional de Museus, concluída na última sexta (21).

O secretário municipal de cultura Luis Alberto Figueira "Pixica", destacou a excelência do resultado no município de Santarém da 19ª Semana Nacional de Museus. "A cultura santarena prossegue em destaque nessa atividade de abrangência em todo o Brasil, e principalmente pelos resultados concretos aqui exibidos. E a Mostra de resultados das oficinas é exemplo da multiplicação do saber em arte em nosso município. Mesmo impossibilitados de ampliar mais vagas por conta das limitações provocadas pela pandemia da covid-19, alcançamos excelentes resultados. Peças com nível alto de execução, tanto de biojóias em cerâmica, quanto as pinturas em tela. E a população teve a oportunidade de obter mais conhecimentos sobre a arte circense com as visitas guiadas da exposição fotográfica", destacou.

Nas oficinas os participantes foram de diferentes faixas etárias. William Wallace Marques, de 10 anos, participou da oficina de pintura em tela. O pai dele, Denis Marques, ficou sabendo da oficina e viu a oportunidade de incentivar o filho a ampliar os conhecimentos. "Essa é a primeira vez que ele participa de oficina em pintura, mesmo quando ainda engatinhava, já conseguia pegar o lápis e se envolvia na pintura em folha de papel. Fomos incentivando nessa prática, e vimos mais oportunidade a ele à prática com a pintura em tela. Nós familiares ficamos surpresos com os resultados e temos a agradecer a secretaria municipal de cultura pela ação", disse.

A oficina de biojóias, teve como instrutora, Francielly Sá, que avaliou como positiva a atividade. “Apesar do primeiro contato da maioria dos participantes, conseguimos  trabalhar muito bem a argila, o popular barro, e a composição das peças. E oportunizou a troca de conhecimentos entre os envolvidos. Eu como arqueóloga, ceramista e instrutora, dentro do conhecimento científico sobre arqueologia, manuseio em argila e os participantes com o conhecimento tradicional e de vida deles", detalhou sobre a troca de conhecimentos.

As produções das oficinas e a exposição fotográfica prosseguem para exibição ao público até sexta-feira (28), e nessa data, no horário das 16h00 às 17h00, haverá miniapresentação circense "A Trupe Pimenta", para um número limitado de 10 pessoas no Centro Cultural João Fona. O prédio fica localizado na Avenida Adriano Pimentel, s/n, bairro Prainha, na Praça Barão de Santarém. Expediente de segunda a sexta-feira, das 08h00 às 18h00.