A comunidade escolar da Escola Municipal Delano Riker Teles de Menezes, no bairro Elcione Barbalho, foi presenteada nesta segunda-feira (16), com a ampliação do prédio. Foi construído um bloco com duas salas de aula, com fundação e estrutura em concreto armado, paredes em alvenaria, cobertura e telha cerâmica. O investimento foi de R$ 123.348,37. A ampliação faz parte do compromisso da Prefeitura de Santarém sob a administração do prefeito Nélio Aguiar de continuar o progresso na educação do município.
As duas salas de aula vão atender 100 novos alunos e com isso, a escola passa a atender 346 alunos do Ensino Infantil, Pré-escolar, Ensino Fundamental, de 1º ao 5º ano, e conta ainda com 18 servidores. Fundada no dia 7 de outubro de 2009, o nome da escola homenageia o vice-prefeito de Santarém Delano Riker falecido em 2008.
O prefeito Nélio Aguiar disse que no bairro Elcione Barbalho houve um crescimento populacional considerável, com isso, a demanda de vagas nas escolas também aumentou. “Com a ampliação de duas novas salas de aula a rede municipal passa a ofertar mais vagas. Temos compromisso com a educação de nossas crianças. Engajamos assim a viabilização da educação de qualidade e digna aos estudantes, e um ambiente adequado de trabalho aos servidores, a gestão, aos professores e ao pessoal de apoio. Por isso e pelo grau de comprometimento em ofertar uma educação de qualidade às crianças, os servidores da Escola Delano Riker estão de parabéns”, ressaltou Nélio.
O prefeito também enfatizou que apesar das dificuldades que o país enfrenta, depois de um bom planejamento foi possível ajustar o pagamento do servidor e ainda economizar recursos para investir na manutenção da rede municipal. “Estados brasileiros considerados ricos estão sofrendo muito, como é o caso do Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Rio de Janeiro e nós aqui no Norte do Brasil estamos conseguindo fazer uma gestão eficiente, por meio da aplicação dos recursos de maneira séria, a fim de evitar desperdícios”, ressaltou.
Com isso, Santarém conseguiu chegar a um equilíbrio fiscal e hoje se tem no orçamento da educação recursos suficiente ao pagamento do servidor em dia, inclusive, com o cumprimento do Piso Nacional da Educação, o custeio da Merenda Escolar. Somado a recuperação da capacidade de investimento, que há sete anos o município não se podia fazer. “O resultado prático de tudo isso foi à assinatura de 21 ordens de serviço para construção, reforma e ampliação de escolas da rede municipal, nas áreas urbana e rural do município”, disse o prefeito.
Na ocasião, o prefeito lembrou ainda que ao assumir a prefeitura retomou mais de 30 obras inacabadas, inclusive, o Hospital Materno Infantil, que estava completamente abandonado.
“A gestão sempre está atenta aos compromissos com o servidor, com o pagamento atualizado do 13° salário, realizado no dia 6 de dezembro”, destacou. Nélio anunciou ainda que os servidores que atuam no prédio da Semed vão receber os seus vencimentos de dezembro na próxima sexta-feira, dia 20, e anunciou a construção de uma unidade de saúde aos moradores do bairro Amparo e assim como os projetos que estão tramitando em Brasília que vão levar mais asfalto a grande área de Elcione Barbalho.
A secretária de Educação Mara Belo disse que entregar a ampliação de escola sempre é muito gratificante, porque junto com as ações também vão mais oportunidades, mais conforto e dignidade. A secretária fez menção aos desafios encontrados quando assumiu a pasta da Semed. “Os recursos só cobriam a folha de pagamento. O maior desafio foi recuperar o poder de investimento para a manutenção das escolas. Foi assim, que a Semed conseguiu regrar os recursos para construir, ampliar e revitalizar as escolas da rede municipal”, concluiu.
A diretora da Escola Delano Riker agradeceu a ampliação da escola e disse ser motivo de festa e reconhecimento pelo trabalho do prefeito Nélio Aguiar e da secretária Mara Belo. Segundo ela, Mara Belo foi a primeira secretária de Educação que visitou a escola em um momento de muita dificuldade. “Foi a partir daquela visita que a Semed passou a atender a escola Delano Riker”, ressaltou. Recordou ainda que os vigias foram fundamentais no momento em que a escola foi ameaçada por sucessivos alagamentos e em um desses momentos foi que a secretária presenciou o drama dos servidores quando tentavam livrar os equipamentos da chuva. Esse problema foi resolvido por um trabalho de drenagem feito pela Prefeitura em parceria com a associação de moradores. Depois disso veio à construção das duas salas de aula e a revitalização geral da pintura da Escola.
O presidente da associação dos Moradores de Elcione Barbalho, Jonas Gama, destacou que a ampliação da escola é muito importante à comunidade porque vem contribuir com melhor aprendizado das crianças do bairro e das adjacências, porque a escola também atende alunos de outros bairros mais próximos. Jonas destacou que a parceria se dá por meio da interação com a escola e comunidade, por meio da associação de moradores, visando fortalecer a segurança e com isso garantir uma educação de qualidade.
O vice-presidente, João Almeida, destacou o trabalho do prefeito Nélio Aguiar por Elcione Barbalho, listando uma relação de ações, tais como: o campo iluminado, que muito contribuiu com o esporte da comunidade; a troca das luminárias das ruas do bairro; a aquisição de mais 28 postes; a sinalização da rua pavimentada, através da SMT, garantindo segurança as crianças; sistema de abastecimento de água construído por intermédio do prefeito Nélio Aguiar; assim como a pavimentação do trecho que passa pelo viaduto e agora a ampliação das duas salas de aula.
Apresentações Culturais – houve apresentação do Grupo Sintonia Dança, cujos integrantes são meninas moradoras da comunidade; os servidores da escola homenagearam o Prefeito Nélio Aguiar e a secretária Mara Belo, com a música, “Em Cristo sou mais que vencedor” e a aluna Ana Clarisse Mota da Silva, de sete anos de idade, em nome dos estudantes da escola, fez um agradecimento ao governo municipal, em especial, ao Prefeito Nélio Aguiar.