A Escola Municipal Cristo Rei, localizada na Rodovia Santarém Curuá-Una– Km 14, região de planalto recebeu, nesta terça-feira, 1º de outubro, um novo refeitório construído pela parceria entre a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e o Projeto de Experiência Humanitária pra Juventude - Hefy Brasil, da igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.
A escola Cristo Rei, anexo da Escola São Sebastião foi fundada em 16 de fevereiro de 1979 por Sebastião Régis de Sousa. Este ano, a escola completou 40 anos atendendo a comunidade. Atualmente, conta com duas salas de aula, três professores e uma educadora alimentar, totalizando quatro colaboradores e 55 alunos do pré-escolar ao quinto ano.
O chefe de Gabinete da Prefeitura de Santarém, Erasmo Maia, representou o prefeito Nélio Aguiar que na ocasião estava cumprindo agenda na região do Tapajós. Segundo Maia, o refeitório, a cozinha e o depósito foram concebidos em parceria e contou com a efetiva participação de jovens dos Estados Unidos que estiveram na comunidade ajudando na construção e com recursos financeiros. Por isso, em nome do prefeito Nélio Aguiar, Erasmo Maia agradeceu a Hefy Brasil pela iniciativa que ajuda a potencializar os recursos do município, levando benefícios importantes às comunidades, a exemplo de um refeitório novinho.
Leia também:
A secretária de Educação Mara Belo também destacou a parceria e agradeceu ao representante da Hefy Brasil, Marcicley Nogueira pelo trabalho realizado. Segundo ela, a parceria com a Ong inspira confiança e reflete benefícios importantes às comunidades.
Mara Belo falou sobre o significado do trabalho realizado. “Esta obra parece pequena, mas significa muito, pois a comunidade esperou por mais de 12 anos por um refeitório digno para atender aos alunos e por isso hoje, extravasamos as nossas emoções, pois a alternativa que a Semed encontrou para atender a demanda da comunidade veio por meio de uma parceria comprometida e responsável”, ressaltou.
O representante da Hefy Brasil, Marcicley Nogueira, falou emocionado, pois é filho do lugar e estudou na Escola Cristo Rei. Naquele momento contou que veio-lhe à memória muitas recordações, sobretudo, as dificuldades que enfrentou e a alegria em retornar as suas origens, contribuindo com a dignidade das crianças.
Marcicley também explicou que a construção do refeitório da Escola Cristo Rei é uma extensão do projeto realizado na Escola São Sebastião, na comunidade Estrada Nova. “Utilizamos os recursos que restaram e em parceria com a comunidade Cristo Rei e a Prefeitura de Santarém, através da Secretaria Municipal de Educação foi possível fazer o refeitório, a cozinha e o depósito para a merenda escolar”, destacou Marcicley.
Nogueira também disse que a Hefy é uma organização internacional sem fins lucrativos, que significa experiência humanitária para a juventude. “Os jovens americanos e seus pais doam recursos para essas obras serem construídas e eles vêm ajudar efetivamente na construção com mão de obra. Nesse momento eles interagem com as crianças, professores e com a comunidade como ocorreu aqui em Cristo Rei e na Estrada Nova”, destacou.
A gestora da Escola Cristo Rei, professora Lucenilda Corrêa Lopes, disse que a entrega da obra foi uma grande conquista, pois a partir de agora as crianças tem um espaço digno para receber a alimentação e praticar o lazer. “Esse refeitório é uma conquista nossa e uma vitória dos nossos alunos, pois além da alimentação, o mesmo espaço será utilizado para a realização dos eventos culturais e sociais da nossa escola”, concluiu.
Apresentação cultural e agradecimento – As atividades culturais iniciaram com a Dança da Peneira apresentada por quatro alunos da educação infantil da escola Cristo Rei. Em seguida foi a vez da Dança Árabe, apresentada por 10 alunos do 1º e 2º ano do ensino fundamental. Os alunos do 3º, 4º e 5º ano do ensino fundamental, apresentaram a Dança do Boi Tatá. Para finalizar, a aluna Evelyn Vitória Santos de Sousa, do 5º ano do ensino fundamental fez um agradecimento aos presentes.