4. Prefeitura de Santarém dá suporte ao 'Investe Turismo' do Sebrae
Prefeitura de Santarém dá suporte ao 'Investe Turismo' do Sebrae Autor: Desconhecido

Prefeitura de Santarém dá suporte ao 'Investe Turismo' do Sebrae

Consultoras de Turismo do Sebrae com o Coordenador de Pesquisa da Semtur.O Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae) do Pará está desde a primeira semana do mês de maio, com técnicos do órgão, em Santarém, realizando visitas aos empreendimentos turísticos do município para fazer um cadastramento no Projeto Investe Turismo, que é um programa denominado "Você no Turismo", fruto de um convênio com o Ministério do Turismo (Mtur).

O Programa tem uma atuação em 20 estados brasileiros, dentre eles o Estado do Pará, contemplando as cidades de Belém, Soure e Santarém, com ações articuladas com as Secretarias estaduais e municipais de Turismo para o fomento do turismo, visando acelerar o desenvolvimento dos destinos para a geração de emprego no setor. Em Santarém, o Sebrae conta com o apoio da Prefeitura de Santarém, por meio do setor de Pesquisa da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), que na última sexta-feira (17), acompanhou os técnicos do órgão na visita em hotéis do centro da cidade.

A consultora da área do turismo do Sebrae, Odete da Silva Freira, falou que a equipe está sendo bem recebida nos empreendimentos de Santarém. "Já estamos trabalhando desde o início de maio, na área urbana de Santarém, e a receptividade está muito boa, principalmente os da Orla. A partir desta semana vamos visitar os empreendimentos de Alter do Chão, Ponta de Pedras e na Cachoeira da Cavada. A previsão é que encerremos as visitas dia 8 de junho, quando pretendemos alcançar 100 empreendimentos e depois iniciar a fase 2, onde traçaremos um diagnóstico para saber a real necessidade do destino Santarém, para trabalharmos as qualificações, quais consultorias oferecer; quais treinamentos serão necessários e paralelo a isso, fortalecer os roteiros que já existem, e também promover a inovação desses roteiros para levar ao conhecimentos das operadoras no mercado, novos olhares para os roteiros e circuitos de Santarém'', explicou.

Visita no Hotel Encontro das Águas no Centro de Santarém."Esse trabalho é muito importante para o programa, pois é por meio dele que o Sebrae conseguirá traçar metas para o desenvolvimento do Turismo de Santarém e a experiência que o setor de pesquisa da Semtur, que faz um trabalho constante de visitar os estabelecimentos, afim de sempre ter dados atualizados dos empreendimentos existentes em Santarém , que dão subsídios para os investidores na área, através da pesquisa da demanda turística do município, que agora com as ações do Investe Turismo do Sebrae e Ministério do Turismo, o destino Santarém, terá um impulsionamento a mais, para o fomento da atividade turística do município", ressaltou o secretário de Turismo, Diego Pinho.

O público-alvo do cadastramento, que constarão no CADASTUR do Ministério do Turismo são os meios de hospedagens, alimentos e bebidas que incluem bar restaurantes, lanchonetes, mobilidade urbana com serviços de lanchas, catraias, que forem Microempreendedor Individual (MEI) ou Microempresas, receptivo turístico e artesanato.