Quinze conselheiros Tutelares e vinte conselheiros de Direitos participaram de um evento de capacitação que objetivou potencializar as habilidades e competência daqueles que têm a missão de zelar pela garantia de direitos de crianças e adolescentes no município de Santarém. A capacitação aconteceu nesta quarta e nesta quinta-feira (19 e 20) no mini auditório do Instituto Esperança de Ensino Superior (Iespes).
Ministrante Jocélia do Socorro da Silva e SilvaO tema da capacitação foi "Cuidando do Cuidador: Uma liderança Saudável". A palestra foi ministrada por Jocélia do Socorro da Silva e Silva, Pedagoga; Teóloga; Especialista em Psicopedagogia Clínico Institucional, Coaching Educacional e Empresarial, que de forma expositiva e dialogada, com trabalhos em equipe falou sobre as relações intra e interpessoal, voltadas para potencializar os atendimentos e atuação dos conselheiros no sistema de defesa e proteção de crianças e adolescentes.
De acordo com Marileuda Cunha, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdca), a temática para essa capacitação no final deste ano foi muito importante para que todos os conselheiros possam estar revigorados para 2019. "Sabemos da importância do trabalho de todos diariamente com vidas. Quando temos o zelo com o auto cuidado estaremos aptos a desenvolver um trabalho melhor. Precisamos nos auto avaliar para refletir sobre a qualidade do meu trabalho, como está a qualidade da minha vida e o que devo fazer para dar o meu melhor nesse atendimento que é tão importante".Conselheiros tutelares, ministrante Jocélia Silva e presidente do Comdca Marileuda Cunha
A Conselheira Tutelar, Sidelma Ribeiro do Conselho Tutelar II, avaliou a capacitação. "É muito bom ver a preocupação com nós conselheiros, pois nós enfrentamos muito momentos difíceis e necessitamos de ter esse apoio para nos sentirmos bem para que possamos estar preparados psicologicamente para atender melhor as famílias. Esse momento foi oportuno, pois estaremos preparados para trabalhar 2019 com as famílias e nossas crianças e adolescentes".
Conselheiros de direito participaram do evento "Essa capacitação foi muito importante para nós. Temos a responsabilidade de cuidar de toda a política de crianças e adolescentes e isso muitas vezes adoece, e nós precisamos levantar o ego e de resolver nossas próprias questões para que a gente possa com mais zelo resolver as questões de crianças e adolescentes de nossa cidade" destacou a conselheira de direito Maria Edna da Silva Coelho.
A capacitação foi uma realização do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdca) em parceria com a Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras). "Apoiamos essa iniciativa, pois reconhecemos o trabalho dos nossos conselheiros tutelares e de direito e sabemos como é o dia a dia deles, sobre as mais diversas questões que eles recebem, e por isso achamos importantíssima essa capacitação para que possam estar revigorados, fortes para 2019", avaliou Celsa Brito, secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social.