4. Prefeitura de Santarém apoia corrida dos 101 anos da Capitania Fluvial de Santarém
Prefeitura de Santarém apoia corrida dos 101 anos da Capitania Fluvial de Santarém Autor: Desconhecido

O governo municipal de Santarém, através da Secretaria Municipal de Cultura (Semc) está no apoio ao evento de caráter esportivo e festivo da Capitania Fluvial de Santarém (CFS) – "A sentinela do Tapajós": corrida 101 anos. A confirmação foi feita na manhã desta quinta-feira (17), entre o Comandante, Capitão de Fragata, Robson Ferreira e o titular da Cultura no Município, Luis Alberto Figueira. A atividade será realizada no dia 23 de fevereiro, às 18h30, com saída e chegada em frente ao Centro Cultural João Fona (CCJF). O percurso previsto é Avenida Nazaré – Avenida Rui Barbosa - Travessa 02 de junho – Avenida Tapajós.

Na parceria do evento, a Comissão Técnica de Cronometragem Eletrônica de Prova (Crono Santarém). O regulamento da competição esportiva está fechado com as normativas para participação. As inscrições estão abertas, o 1º Lote, até 31 de janeiro (direito a número de peito personalizado e escolha do tamanho da camisa). E o 2º lote inicia dia 31 de janeiro a 16 de fevereiro. O total de vagas para a corrida é de 600 atletas. A taxa de inscrição será de R$ 40,00 para os atletas amadores e R$ 60,00 para os atletas de Elite Profissionais, nesta, os participantes concorrem a prêmios em dinheiro.

Os interessados podem se inscrever na Loja Lupo do Paraíso Shopping Center, em horário Comercial (10h as 22h) e na Capitania Fluvial de Santarém, de segunda a sexta (8h às 12h).

O Kit Corrida garante ao atleta os seguintes itens:
-sacola;
-chip eletrônico;
-número de peito;
- camiseta alusiva aos 101 anos da Marinha;
- medalha de participação para todos os concluintes da prova (em metal personalizada);
-água e frutas para reposição de energia;
-A Organização poderá ainda incluir outro item.

Ao final da prova, todos os atletas que completarem a corrida receberão medalha de participação mediante ticket que acompanha o número de peito. Não serão entregues medalhas sem a apresentação deste ticket ou ainda em outro local, posterior a prova.

O Comandante da Capitania Fluvial de Santarém (CFS), Capitão de Fragata, Robson Ferreira detalhou que os 101 anos da CFS serão comemorados junto com a população santarena no meio mais democrático do esporte no mundo, a corrida de rua. "Vimos que o povo de Santarém gosta muito de praticar a corrida. Esse esporte fomenta o não sedentarismo e assim que vamos homenagear a Instituição. E que sempre está atuante nas missões principais, em salvaguarda a vida humana, promover a segurança da navegação, prevenção a poluição hídrica proveniente de embarcações e o cumprimento das normas da autoridade marítima", explicou.

"É grande a satisfação desse convite do Comando da Capitania Fluvial do município de Santarém quanto a solicitação de apoio a mais esse evento esportivo e de celebração da Instituição Militar. Acompanhamos o grande destaque do Comando em salvaguardar vidas na navegação de Santarém e região. Além de magníficas ações de cidadania e segurança como as realizadas nas Escolas Municipais, quanto ao uso de coletes, tanto na zona urbana e rural. Na oportunidade deste encontro alinhamos outras ações conjuntas e ainda o convidei para novamente participar juntamente com o efetivo do desfile cívico militar do aniversário da Pérola do Tapajós no mês de junho", destacou o secretário municipal de cultura, Luis Alberto Figueira.

A CFS vai comemorar no dia 20 de fevereiro, o 101º aniversário de criação. A CFS é subordinada ao Comando do 4º Distrito Naval (Com4ºDN), sediado em Belém-PA, atua nas áreas compreendidas pelo Rio Amazonas, Rio Tapajós e o Rio Trombetas, na região Oeste do Estado do Pará, o total de 22 municípios.

Mais informações:
Alciane Ayres – Assessora de comunicação da Semc