4. Prefeitura de Santarém adere a Semana Mundial do Brincar e promove a I Semana Municipal do Brincar
Prefeitura de Santarém adere a Semana Mundial do Brincar e promove a I Semana Municipal do Brincar Autor: Desconhecido

Em Santarém as brincadeiras serão realizadas no período de 27 a 31 de maioEm adesão a 'Semana Mundial do Brincar 2019' promovida há dez anos pela rede voluntária Aliança pela Infância, a Prefeitura de Santarém, por meio da Coordenadoria de Educação Infantil, da Secretaria Municipal de Educação (Semed) planejou a 'I Semana Municipal do Brincar' que será realizada no período de 27 a 31 de maio através do projeto "Brinquedos e brincadeiras ontem e hoje" nas Unidades (Umeis) e Centros (Cemeis) de Educação Infantil do município.

Além de ser espaço de convivência da diversidade, o brincar é fundamental para a construção de uma cultura de paz. Pensando nisso, diversas brincadeiras serão desenvolvidas nos dias 30 e 31 de maio, às 17h, no Bosque da Cidade, com a participação das crianças que estudam nas Umeis e Cemeis de Santarém. Dentre os passatempos estão: contação de histórias, cantigas de roda, circuito de boliche, jogo de argola, amarelinha, queimada, cabo de guerra, pista de corrida, elástico e atividades livres. Embora seja voltado ao público infantil, o evento será aberto para todo tipo de público.

A programação especial em Santarém já consta no site oficial da campanha http://aliancapelainfancia.org.br/programe-se-agenda-geral-da-smb-2019/ e atende o que está previsto no artigo 31 da Convenção sobre os Direitos da Criança das Nações Unidas que elegeu o dia 28 de maio como o Dia Mundial do Brincar.

No dia 30 participam da programação as Cemeis: São Cristovam, Paulo Feire, José Procópio e as Umeis: Caranazal, Perpétuo Socorro, Três Pastorinhos, Santarenzinho I e II, Rosilda Campos, Santa Bárbara, Urumari, Ubirajara Bentes, Área Verde, Irmã Assis de Araújo, Uruará e Prainha.

No dia 31 será a vez das Cemeis: Ademaro da Silva, Antônia Corrêa, Ruinaldo Corrêa, Maria Raimunda e das Umeis: Ebenezer, Floresta, Interventoria, Vitória Régia, Aeroporto Velho, Salvação e Esperança.

O projeto conta ainda com a parceria da Universidade do Estado do Pará (Uepa), a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), o Centro Universitário Luterano de Santarém (Ceuls/Ulbra) e Núcleo de Esporte e Lazer (NEL), da Prefeitura de Santarém.

"Brinquedos e brincadeiras ontem e hoje" traz como proposta a máxima exploração dos diversos tipos de brincadeiras pedagógicas sob todas as formas, incentivando para que o projeto tome conta de espaços públicos e privados, bem como proporcionar momentos agradáveis e prazerosos de lazer e diversão; partilhar as brincadeiras de ontem e as de hoje; vivenciar atitudes que favoreçam a convivência em grupo; confeccionar brinquedos de ontem; ampliar o repertório de brincadeiras e participar de oficinas que contribuam ao desenvolvimento integral das crianças.

Logo da Campanha nacional

A Semana Mundial do Brincar 2019 traz o tema "O brincar que abraça a diferença" e é programada em diversas regiões e localidades do Brasil.