4. Prefeitura de Santarém abre campanha em alusão ao mês da mulher
Prefeitura de Santarém abre campanha em alusão ao mês da mulher Autor: Agência Santarém

Prefeitura de Santarém abre campanha em alusão ao mês da mulher

Geisa de Oliveira
Atendimentos jurídicos, psicológicos e concurso de desenho estão entre as atividades.

Com a mensagem: “Ela, que consegue ser tantas em uma só, é força e sabedoria, é grandeza e humildade, é amor e liberdade”, a Prefeitura de Santarém lança programação em alusão ao mês da mulher.

A campanha, realizada pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), por meio do Núcleo de Políticas Públicas para Mulheres e Centro de Referência Especializado de Atendimento à Mulher - Maria do Pará e da rede de defesa e proteção à mulher, objetiva evidenciar a valorização e a dignidade da mulher, fortalecendo as políticas afirmativas, garantindo direitos e o exercício pleno da cidadania.

De acordo com Rachel Campos, coodenadora do Núcleo de Políticas Públicas para Mulheres, a campanha será desenvolvida nos equipamentos sociais, interagindo com demais segmentos, seguido de um cronograma de ações significativas e em parceria com as instituições Profissionaliza, Sicredi e Universidade da Amazônia (Unama). Entre as atividades, será realizada uma dinâmica interativa durante o mês de março, oportunidade em que usuárias dos serviços socioassistenciais participarão do concurso de desenho.

"Considero exitosa e produtiva a abertura da Campanha mês da mulher, a participação expressiva da rede de proteção à mulher e representantes dos equipamentos sociais, considerando que estamos apenas começando inúmeras ações pontuais às mulheres durante todo mês de março. A mulher merece essa evidência e valorização, essa é a melhor forma de homenagem, fortalecer as políticas públicas femininas", destacou Rachel.

Um curso completo será um dos prêmios ofertados.  "Estou muito feliz por isso. A nossa escola, a Profissionaliza, irá proporcionar momentos lindos na vida da mulher, já que nós temos uma programação extensa esse mês. Vamos fazer muitas ações para mulheres ficarem lindas com um bom designer de sobrancelhas, um corte de cabelo, uma limpeza facial, uma manicure, maquiagem, massagem. Nosso objetivo é que essa mulher sinta-se feliz, amada, primeiro por ela mesma e depois por seu esposo, seus filhos, mas, antes de tudo, se amar primeiro", destacou Ester Vinenti.

A secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito, destacou a força da mulher na sociedade.

"Nós vivemos em uma sociedade que vem cada vez mais aceitando a mulher contribuindo em vários espaços de diálogo e de efetivação, seja de políticas públicas, empreendedorismo e serviços dentro da sociedade. Por isso, essa programação foi pensada com tanto carinho, para incentivar e empoderar mulheres", observou Celsa.

Estiveram participando da mesa de abertura a secretária de Portos e Transportes Aquaviários, Sandra Santana, as vereadoras Adriana Almeida e Alba Leal, a coordenadora da área de Assistência Social da Secretaria Regional de Governo do Baixo Amazonas, Soliene Sousa, que na ocasião representou a instituição, a promotora de Justiça Silvana Nascimento, o Capitão PM, Artur Vasconcelos, Diany Castro e a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Ana Cláudia Lima.

03/03 às 9h CIAM - Abertura da campanha.

08/03 das 8h às 12h, no auditório do Restaurante Popular: ação jurídica para as mulheres.

10/03 8h às 13h - auditório do Restaurante Popular: projeto "Valoriza Mulher".

31/03 às 9h - auditório do Restaurante Popular: encerramento com a entrega do prêmios.