1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Gerais
  4. Prefeitura começa a intensificar ações de prevenção e combate à dengue
Prefeitura começa a intensificar ações de prevenção e combate à dengue Autor: Desconhecido

Prefeitura começa a intensificar ações de prevenção e combate à dengue

Agencia Santarém
Publicado em - Atualizado
Cuidados com a dengue começam a ser intensificados em Santarém, com a aproximação do período chuvoso...

Cuidados com a dengue começam a ser intensificados em Santarém, com a aproximação do período chuvoso. Foto-Ascom Semsa

A prevenção ainda é a melhor forma de se evitar complicações com a saúde. Com a aproximação do inverno amazônico, as equipes de saúde de Santarém começam a se mobilizar com ações para a prevenção e combate de doenças relacionadas ao período chuvoso, principalmente no que se refere ao combate a dengue. 

Na manhã desta quinta-feira (14), vinte profissionais da Unidade de Saúde do bairro Aeroporto Velho, acompanhados por Agentes de Combate a Endemias, da Divisão de Vigilância em Saúde (DIVISA), visitaram as residências da área de cobertura da UBS, para orientar os moradores sobre aos cuidados com a limpeza dos quintais. Na ocasião, também, fizeram a vistoria no terreno para avaliar os cuidados que devem ser tomados quanto ao armazenamento de água; guarda de vasilhas e outros recipientes que possam servir de criadouros do mosquito Aedes aegypti.

A enfermeira da Unidade do Aeroporto Velho, Rosa Neila Carvalho, explicou sobre os procedimentos, após a visita da equipe nas casas.  "Como está chegando o inverno, essa é uma das muitas ações que temos o compromisso de desenvolver no bairro, juntos com os Agentes Comunitários de Saúde e os Agentes de Endemias, uma parceria para intensificar os trabalhos de sensibilização em cuidar dos quintais para a prevenção e combate à dengue. Vamos de casa em casa procurando o foco, lugares onde o mosquito pode se desenvolver. Quando observamos o foco, orientamos o morador quanto a limpeza do seu quintal. Quando encontramos locais com terreno baldio, passamos à Divisa, que informa o caso aos órgãos competentes para a fiscalização desses locais. Esse trabalho de hoje é muito importante", salientou.

A moradora Daiana Cristina dos Santos Silva, estudante, que recebeu a equipe admitiu que o trabalho de visita é muito importante para sensibilizar a população para os cuidados com a limpeza dos quintais, com o intuito de se evitar casos de dengue no município.

O Agente de Combate a Endemias, Francisco Lessa, após a vista na casa de Daiana, parabenizou a família pelo cuidado que tem com a manutenção e limpeza do quintal. "Quero parabenizar a família pelo cuidado com a limpeza do quintal, a caixa d’água bem tampada, não encontramos recipientes que possam servir de armazenamento de água para abrigo de criadouro de mosquito, a família está de parabéns".

O chefe da Divisa, João Alberto Coelho, explicou que o programa de prevenção e combate à dengue em Santarém, tem o protocolo nacional e conta com o apoio de 80 agentes nas ruas. "A cidade foi dividida em 14 estratos epidemiológicos, formados por números específicos de bairros, essa foi a maneira de distribuir em todos os bairros, em toda cidade os nossos agentes, que fazem visita domiciliar para eliminação de foco. Essa é a medida mais eficaz que existe para combater qualquer doença. A Unidade do Aeroporto está de parabéns pela iniciativa em unir forças para intensificar as ações de prevenção e combate à dengue no bairro", ressaltou.

Para a secretária de Saúde, Dayane Lima, as ações empregadas pelo município contra o mosquito transmissor da doença devem ser constantes para que Santarém continue distante de índices com altas quantidades de casos registrados.

"Por isso,  motivamos nossas equipes de saúde na busca ativa de casos, em todos os agravos para a saúde. No caso da dengue ainda mais, pois queremos que Santarém continue fora de altos índices. Para continuarmos nesse quadro, é necessária a união de forças dos ACS's [Agentes Comunitários de Saúde] e Agentes de Endemias", reiterou Dayane

A Prefeitura de Santarém, por meio da Semsa, prepara o Dia D de combate à dengue, previsto para acontecer no próximo dia 29. A ação será coordenada pela Divisa.

 

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.