4. Prefeitura capacita voluntários para Campanha de Vacinação Antirrábica
Prefeitura capacita voluntários para Campanha de Vacinação Antirrábica Autor: Desconhecido

Prefeitura capacita voluntários para Campanha de Vacinação Antirrábica

Agencia Santarém

A Prefeitura de Santarém, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), setor ligado à Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou de 3 a 10 de outubro, no auditório da Divisão de Vigilância em Saúde (Divisa), uma capacitação para os voluntários que vão atuar durante a campanha de Vacinação Antirrábica, programada para o período de 11 de novembro a 30 de dezembro, em Santarém.

Participaram da capacitação estudantes dos cursos de: medicina veterinária, enfermagem e técnico em enfermagem de instituições públicas e particulares do município. Durante o processo eles receberam orientações de como devem feitos os procedimentos em cães e gatos durante a campanha.

Para a estudante em técnico de enfermagem, Karina Sousa, a capacitação proporcionou uma visão diferenciada, muito além do espaço físico da instituição. "Aquele momento que nós como estudantes, saímos da nossa zona de conforto, no caso a sala de aula, e conhecemos outros panoramas, outras realidades e isso faz toda diferença no processo de formação," reforçou a estudante.

Segundo a médica veterinária do CCZ, Alessandra Costa, a parceria com as instituições é fundamental para a campanha e avaliou como positiva a participação dos alunos. "É de extrema importância essa troca de experiências. Durante o treinamento é possível mostrar técnicas que serão postas em prática durante o período de campanha. Para alguns é o primeiro contato dessa natureza, para outros não. Então a troca de conhecimentos é muito importante para que o trabalho possa fluir", afirmou.

A campanha de vacinação contra a raiva é realizada com o objetivo de atualizar a carteira dos animais que ainda não foram vacinados este ano. A imunização é obrigatória para cães e gatos, conforme determina o Ministério da Saúde. A aplicação é gratuita.

Saiba mais informações da área da Saúde em Santarém: