Ascom/SemtrasA Prefeitura de Santarém incentiva o estudo e capacita a população ofertando gratuitamente diversos cursos e palestras que oportunizam o crescimento profissional. Há qualificação em todas as pastas do governo, à exemplo da palestra sobre empreendedorismo realizada na manhã desta quinta-feira (31) para usuários do serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Ribeirinho administrado pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras).
Maria Rosinalva aproveitou a palestra para buscar novas alternativas para seu negócio. A palestra foi ministrada pela analista do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) Maria do Socorro Pereira de Sousa. O empreendedorismo foi abordado para aproximadamente 80 pessoas dos bairros e comunidades ribeirinhas que fazem parte da área de abrangência do Cras.
De acordo com a senhora Maria Rosinalva Dias Vasconcelos, 52 anos, da Comunidade Pinduri - Rio Amazonas, a qualificação a ajudou a planejar melhor o seu negócio. “Creio que por meio do empreendedorismo podemos encontrar um caminho de gerir o nosso negócio, sem depender de terceiros. Eu planto jerimum, melancia, cheiro verde, A capacitação motivou os participantes, à exemplo de Noemia Guimarães. tudo sem agrotóxico, crio galinhas, vendo os frangos e os ovos. Enfrento as dificuldades e me preocupo em ter uma renda. Com esta capacitação tive novos olhares para alavancar meu negócio.”
A palestra também foi proveitosa para a senhora Noemia Guimarães dos Santos, 69 anos, moradora do bairro Fátima, usuária SCFV, que foi motivada pela palestra. “Me deu muito mais ânimo. Eu já trabalho com artesanato e creio que as outras pessoas aqui também puderam ganhar esse ânimo para continuar na busca de uma nova renda. Nós temos que correr atrás e desenvolver uma atividade para nos ajudar.”