Curso "Excelência no Atendimento ao Turista" qualificou moradores para o Festival do Tacacá.
Curso “Excelência no Atendimento ao Turista” capacitou moradores da comunidade São BrásA Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), em parceria com a Consulte - Assistência Técnica e Extensão Rural, oportunizaram a 32 moradores da comunidade de São Brás, o curso de qualificação "Excelência no Atendimento ao Turista", que aconteceu na sede da Associação Comunitária, na última segunda-feira (4).
De acordo com Elcivânia Barreto, técnica da Semtur e ministrante do curso, a capacitação possibilitará melhorias no planejamento da comunidade relacionado as atividades turísticas. "O curso realizado na comunidade São Brás é uma forma de inserir a comunidade no processo de planejamento do turismo no município, além é claro de qualificá-los para atender melhor os visitantes e turistas que frequentam a comunidade, principalmente no período do Festival do Tacacá", explicou.
A administradora da Consulte, Francisca Camilo disse que o trabalho de parceria é fundamental para alcançar o objetivo de qualificar os comunitários visando o melhor atendimento aos turistas que participarão do Festival do Tacacá no mês de julho. "A parceria entre as duas instituições é de grande importância porque a Consulte trabalha a Assistência Técnica e não exclusivamente o turismo. A Semtur vem então auxiliar nisto, haja vista, que o Eixo-Forte é um corredor turístico e hoje os comunitários estão preparados para solucionar qualquer tipo de problemática no que se refere ao atendimento, pois no início de julho vai acontecer o Festival do Tacacá e o curso abordou essa questão com os moradores para atender melhor as pessoas que virão consumir os produtos. Todos gostaram do curso", destacou.
Secretário Municipal de Turismo, Diego Pinho, em entrega de certificadoDiego Pinho, Secretário Municipal de Turismo de Santarém, disse que o curso fortalece o turismo de base comunitária que é uma potente característica das comunidades da região do Eixo-Forte. "Entendemos que o turismo de base comunitária é um dos propulsores para a movimentação econômica de Santarém, e na região do Eixo-Forte essa modalidade de turismo é muito forte. Com os cursos é possível dar mais qualidade e agregar valor para as atividades turísticas de comunidades da região, principalmente de São Brás, que agora no início do mês de julho fará o Festival do Tacacá, dedicado a essa iguaria consumida até no sul do País", comentou.
O Festival do Tacacá promoverá a 13º edição, em 7 e 8 de julho. Na ocasião terá apresentações artísticas e folclóricas, culinária com produtos do agroextrativismo em destaque para o tacacá. A comunidade São Brás, está localizada no Eixo Forte, às margens da rodovia Everaldo Martins (PA-457), distante 8 km da área urbana de Santarém.