1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Gerais
  4. Prefeitura capacita Irurama e avança com o turismo na região
Prefeitura capacita Irurama e avança com o turismo na região Autor: Desconhecido

Prefeitura capacita Irurama e avança com o turismo na região

Agencia Santarém
Publicado em - Atualizado
Comunitários e equipe da Semtur durante planejamento de trilhas para ofertar a turista. Foto: Ascom/...

Comunitários e equipe da Semtur durante planejamento de trilhas para ofertar a turista. Foto: Ascom/Semtur. A Prefeitura de Santarém investe na qualificação profissional do potencial turístico das comunidades rurais do município. Desde o início da atual gestão, 1.617 pessoas das regiões de planalto, rios e zona urbana do município foram capacitadas com oficinas e cursos.

A qualificação ofertada por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur) melhorou a qualidade dos serviços nas comunidades e está cada vez mais garantindo a satisfação dos turistas.

Os serviços de preparo mercadológico são desenvolvidos planejados por pesquisas de demanda turística realizadas pela Semtur com a finalidade de consolidar a região como destino turístico o ano todo.

No mês de outubro, as aulas de qualificação ocorreram em Irurama, localizado na região do Eixo Forte, distante 10 km de Santarém. A comunidade, que já é conhecida pelo Festival dos derivados da Mandioca e Artesanato, recebeu formação de Turismo Rural voltado para criação de roteiros, trilhas e caminhadas ecológicas.Comunitário posa em um dos pontos turísticos dentro das trilhas de Irurama. Foto: Ascom/Semtur.

“Nós estamos dando condições para que os moradores das comunidades também tenham acesso a essa qualificação. A ideia de levar os cursos até as comunidades surgiu depois de uma reunião com os próprios comunitários. Nós percebemos que havia essa demanda e resolvemos supri-la. Agora os moradores podem ter acesso às aulas perto de casa e usar esse conhecimento para melhorar a experiência do turista em sua comunidade”, informou o secretário municipal de turismo Diego Pinho.

As aulas são ministradas pela instrutora Irailde Rodrigues. Ela conta que a comunidade tem potencial para se tornar um destino turístico e que tem trabalhado para que os comunitários tomem consciência disso. “Tem muito potencial. É uma região muito rica. É muito especial em história, cultura e belezas naturais. E nós já estamos organizando roteiros que vão ser comercializados pela comunidade”.

Artesanato também foi reforçado na comunidade. Ascom/Semtur. As aulas teóricas e práticas foram divididas em três etapas. A primeira aconteceu no mês de julho. A segunda em outubro e a terceira deve ocorrer no final do primeiro trimestre de 2020.

“Esse curso está dando para nós uma outra visão. Através dele nós conseguimos perceber quantas riquezas temos para oferecer aos turistas. Estamos encantados com os locais que nem nós mesmos conhecíamos. É uma oportunidade de trabalho que vai envolver todos os moradores daqui sem precisar sair da comunidade”, disse a comunitária Adriane Pedroso.

Empolgados com o conhecimento adquirido com as aulas de qualificação, os moradores do Irurama já criaram 3 roteiros de caminhada e trilha ecológica para atender a demanda turística dentro da comunidade. A expectativa é que os serviços comecem a ser comercializados ainda em 2019.

A ação é uma parceria da Prefeitura de Santarém com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), apoio da Consulte e Associação de Moradores do Irurama.

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.