Participantes do curso e equipe da SemturOs olhares das pessoas amantes das belezas naturais da região do Tapajós a cada dia buscam a comunidade Ponta de Pedras, na região do Eixo-Forte, para passeios, um bom descanso e usufruir da infraestrutura turística que o balneário dispõe. Nesta quarta-feira (27), a equipe do Setor de Qualificação para o Turismo da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur) da Prefeitura de Santarém com intuito de contribuir na qualificação dos profissionais que trabalham nos empreendimentos turísticos da comunidade, realizou o curso de "Excelência no Atendimento ao Turista" que capacitou 27 pessoas.
Para a comunitária Marluce dos Santos Cardoso, o curso contribuirá para a melhoria de suas técnicas de atendimento. "Achei muito bom, já participei de outros cursos e com esse vamos aperfeiçoando mais nossas técnicas de atendimento. Moro aqui há 21 anos e trabalho há 15 com turismo e a cada curso me sinto mais capacitada para atender bem os nossos clientes", destacou.
O comunitário Manoel dos Santos comentou sobre o benefício da capacitaçãoO comunitário Manoel Expedito dos Santos, que mora na comunidade há 64 anos, falou sobre a importância da realização do curso na comunidade. "Todos os cursos realizados pela Secretaria de Turismo são gratificantes, são importantes. Temos muita dificuldade de fazer um curso em Santarém por conta da distância, ele realizado aqui é muito mais vantajoso para aprendermos alguma coisa. A grande importância do curso é nossa qualificação para atender o nosso visitante. Os garçons que estão na linha de frente, estão mais atualizados para dar uma boa referência do nosso empreendimento", frisou.
A chefe da Divisão de Planejamento Turístico e instrutora do curso, Elcivânia Barreto disse que o curso atende a demanda sobre melhorias nos serviços de atendimentos aos turistas, apontada em pesquisa da Semtur.
Instrutora do curso Elcivânia Barreto "O curso ministrado em Ponta de Pedras que trata sobre Excelência no Atendimento ao Turista abordou sobre as noções básicas de turismo, para eles entenderem e conhecerem mais sobre a atividade e definirem realmente se é de fato o turismo que querem desenvolver na comunidade. Em seguida foram abordados assuntos sobre atendimento e como alcançar essa excelência, considerando as pesquisas realizadas pela Semtur que ainda apontam que é uma necessidade de melhorarmos esse ponto em nosso destino Tapajós", ressaltou.
Secretário de Turismo durante fala aos participantes do cursoDe acordo com o secretário de Turismo Diego Pinho, o curso reforça a importância do atendimento para o retorno do turista pela qualidade do serviço prestado. "O curso utiliza casos concretos tanto de turistas que são bem atendidos que falam bem dos serviços, quanto os que tem alguma reclamação referentes a atendimentos. Com essas experiências, nossa equipe vai trabalhando conteúdo para a melhoria dos atendimentos para que os turistas e a própria população santarena saiam satisfeitos e fiquem encantados com nosso atendimento, pois o atendimento vai definir se vai retornar ao lugar ou não", finalizou.
Com o curso um quantitativo significativo de pessoas que trabalham com o turismo, tiveram acesso a informações para uma melhor qualificação nos empreendimentos turísticos do Balneário de Ponta de Pedras.