Trabalhadores recebem treinamento em curso de boas práticas alimentares. Foto-Ascom Semtur
Estimular a gastronomia local e garantir que os produtos sejam ofertados com segurança alimentar é uma das frentes de trabalho da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur).
Essa semana ocorreu mais um curso de Boas Práticas em Manipulação de Alimentos na área urbana da cidade. A ação, destinada a trabalhadores que atuam em restaurantes, hotéis, pousadas e outras empresas que ofertam alimentação a turistas é uma iniciativa do governo municipal em parceria com a Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará (EETEPA) e apoio do Sindicato dos Empregados no Comércio Hoteleiro e Similares do Oeste do Pará (Sinechopa).
O curso, que ocorre no auditório do Sinechopa até essa sexta-feira (6), abrange o processo de produção, compra, transporte, preparo e comercialização para garantir que os trabalhadores realizem sua função com maior aproveitamento dos alimentos e segurança alimentar.
Para o secretário municipal de turismo, Diego Pinho, as capacitações garantem a satisfação dos visitantes. “Além de dar oportunidade a novos profissionais que querem investir no setor, a Semtur oferece constantemente essa qualificação a empresários, empreendedores e trabalhadores que já atuam no turismo local para garantir que a experiência dos turistas em Santarém seja sempre satisfatória".
Sobre o trabalho de qualificação da Prefeitura de Santarém
Em 2019, foram capacitadas 842 pessoas que já atuavam ou tinham interesse em atuar no turismo. O trabalho continua em 2020. Nesta semana, ocorrem simultaneamente dois cursos de Boas Práticas em Manipulação de Alimentos ofertados pela Prefeitura de Santarém. O primeiro é destinado a trabalhadores que já atuam no setor e o segundo ocorre na comunidade Coroca para fortalecer o turismo de base comunitária nas regiões de rios.