Aumentar a oferta de produtos lácteos no mercado local e sobretudo na merenda escolar, esse é o foco da iniciativa de um grupo de produtores de leite, apoiados pelo Sindicato Rural, Associação Comercial e Empresarial de Santarém e também pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap).
Esse processo de inserção do leite produzido nas fazendas do município, terá como base a criação de uma cooperativa leiteira. A ideia, é que a partir da consolidação da mesma os cooperados e outros pequenos produtores que possuam gado leiteiro possam entregar o produto para ser beneficiado no laticínio localizado no planalto da BR 163.
Neste sábado, o secretário municipal de Agricultura e Pesca, Bruno Costa, visitou o empreendimento que já atua no beneficiamento do leite in natura para escala comercial. Na ocasião ele acompanhou o processo de ordenha, produção e embalagem dos subprodutos lácteos. O laticínio possui estrutura completa inclusive identificação do Serviço de Inspeção Municipal.
"A contrapartida do município será a inserção do leite e dos seus derivados produzidos na região dentro do Programa Nacional de Alimentação Escolar e Programa de Aquisição de Alimentos. A Semap irá acompanhar a criação da cooperativa e monitorará a comercialização no mercado local, sobretudo no que tange a sanidade do produto ofertado através do Serviço de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal", explicou Bruno Costa.
A expectativa é que dentro de 60 dias a cooperativa esteja em funcionamento. A partir daí será estabelecido de que forma o produto produzido no laticínio será absorvido nas ações do município.
De acordo com Adriano Maraschin, presidente do Sindicato Rural de Santarém, a consolidação dessa parceria entre as entidades, pecuaristas e a prefeitura será fundamental para a consolidação da cadeia leiteira no município.
"O produtor rural seja ele familiar ou grande enfrenta muita dificuldade para vender o seu produto no mercado hoje. Temos produção de leite nas fazendas, mas não havia onde entregar o leite para esse beneficiamento em larga escala. Com essa parceria nova estamos muito animados pela possibilidade desses produtos serem inseridos na merenda escolar" finalizou Maraschin.
Autor:
Desconhecido
Categoria: Gerais
Prefeitura apoia iniciativa para fomento da produção láctea no município
Agencia Santarém
Publicado em
-
Atualizado