4. Prefeitura aguarda resultado da perícia sobre o incêndio no Espaço Pérola do Tapajós
Prefeitura aguarda resultado da perícia sobre o incêndio no Espaço Pérola do Tapajós Autor: Agência Santarém

Alailson Muniz
Mais da metade das carteiras escolares foi salva

Cibele Pixinini e Alailson Muniz

A Prefeitura Municipal de Santarém aguarda resultado da perícia técnica realizada no Espaço Pérola do Tapajós, que foi atingido por um incêndio na tarde de ontem. Os peritos tiveram no local por todo o dia, nesta quarta-feira, 17. Hoje, pela manhã, realizada uma coletiva de imprensa no auditório do Centro de Informações Ambientais (Ciam) para prestar esclarecimentos sobre o ocorrido.

O prefeito Nélio Aguiar recebeu a imprensa santarena acompanhado de secretários municipais e do secretário Regional de Governo, José Maria Tapajós, do comandante do 4º Grupamento de Bombeiros Militar (4º GBM), do tenente coronel Celso Piquet, do coronel Tarcísio Costa, Comandante do CPR1, e do delegado Jardel Guimarães, superintendente da Polícia Civil do Baixo Amazonas.

Durante a coletiva, o tenente coronel Piquet informou que o laudo da perícia sobre as causas do incêndio ficará pronto em até 30 dias. Um Boletim de Ocorrência foi registrado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap) que administra o Parque da Cidade.

O Prefeito Nélio Aguiar ressaltou que, graças ao rápido trabalho do Corpo de Bombeiros e a ação dos servidores da prefeitura e da população, grande parte do material foi preservada e seguirá para a distribuição às escolas.

Em 2022, a Prefeitura Municipal adquiriu 51.180 novas carteiras. Desse total, já foram distribuídas 16.384 unidades em todas as regiões (rios, planalto e cidade). O galpão abrigava cerca de 27 mil cadeiras escolares, mais de 18 mil foram salvas.

“Esse mobiliário irá atender as novas escolas que serão inauguradas nos meses de junho e julho. Temos 34 escolas prontas para serem inauguradas, 18 em construção e 22 em processo de licitação. Para além da revitalização do espaço físico, a troca de mobiliário também faz parte da inauguração de uma escola”, comentou o Prefeito Nélio Aguiar.

A Secretária de Educação, Maria José Maia, agradeceu a todos os cidadãos que se envolveram na ação emergencial de retirada do material e garantiu que o sinistro não irá prejudicar as inaugurações previstas para o mês de aniversário de Santarém. “Fiquei muito emocionada ao saber do ocorrido, porque o que está em jogo é o dinheiro público e o investimentona educação. Contudo, cerca de dois terços do material foram salvos e, por isso, as inaugurações das novas escolas não serão afetadas”, disse.

O Corpo de Bombeiros e a Polícia Civil esclareceram que os órgãos estão realizando as devidas perícias. O Delegado Jardel Guimarães explicou que já foi aberto um inquérito para investigar as causas e circunstâncias. “Somente após a investigação poderemos afirmar se o sinistro ocorreu em decorrência de causas naturais, acidentais ou criminosas. Teremos esse resultado dentro do prazo legal de 30 dias.”, afirmou.

Sobre os pneus que estavam no local, o secretário Jean Murilo, titular da Semurb, informou que eram usados e oriundos de coleta realizada em terrenos baldios , que são jogados nas ruas e coletados em borracharias.

“Eles seriam recolhidos por uma empresa de reciclagem. Algumas unidades também foram usadas pela Seminfra para fazer obra de rip-rap para contenção de águas pluviais em áreas de erosão”, afirmou Murilo.

O Parque da Cidade segue interditado. “Estaremos avisando a população quando houver a liberação do espaço”, informou Bruno Costa, titular da Semap.