O prefeito Nélio Aguiar participou na manhã desta quinta-feira (25) da inauguração do Centro Regional de Governo do Oeste do Pará, localizado na Travessa 15 de agosto, Centro de Santarém. A nova sede administrativa estadual possibilitará aos gestores municipais da região um contato mais próximo com a administração estadual. Estiveram presentes na cerimônia, vereadores, secretários, deputados, prefeitos da região, o governador Simão Jatene e outras autoridades.
Para o prefeito de Santarém, o Centro permitirá que as demandas em andamento na administração municipal e as que surgirem possam ser apresentadas ao Estado com mais celeridade. “Levando em consideração a dimensão territorial do Estado do Pará, enfrentamos certa dificuldades financeiras ao desejarmos nos deslocar ao centro administrativo do Estado, em Belém", e complementou. "É importante que este Centro Regional possa promover uma gestão compartilhada, descentralizada e com poder de decisão para que os prefeitos da região tenham ao governo de fato e demandas da população - que dependem do investimento do Estado -, sejam encaminhadas rapidamente", finalizou Nélio Aguiar.
Saiba Mais:
“É um passo importantíssimo para estreitar relações e aproximar governo, mas sobretudo desenvolver a gestão compartilhada. O processo de decisão cada vez mais passando pelo crivo das sociedades locais, é por isso, que o Centro se instala em Santarém. Será um centro com poder de decisão e que poderá contribuir com as políticas públicas do Estado”, ressaltou o Governador do Pará, Simão Jatene.
Estudo de Reordenamento
Na ocasião, juntamente com o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Santarém (Aces), Roberto Branco, o Prefeito Nélio apresentou para análise do governador um estudo técnico, que propõe um reordenamento urbano para desafogar a Avenida Fernando Guilhon. O plano inclui a proteção do Lago do Juá e sugere uma nova via de acesso que ligue a Avenida Mendonça Furtado à Fernando Guilhon (no trecho em frente a Escola Tecnológica), permitindo acessibilidade ao Aeroporto e à Rodovia Everaldo Martins, que liga a Região do Eixo Forte e Alter do Chão.