4. Prefeito Nélio solicita ao governador Helder agência do Banpará, escritório da Emater e escola estadual para Vila de Curuai
Prefeito Nélio solicita ao governador Helder agência do Banpará, escritório da Emater e escola estadual para Vila de Curuai Autor: Desconhecido

Alailson Muniz
Pedidos foram encaminhados ao governador Helder

O prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, solicitou ao governador Helder Barbalho a instalação de uma agência do Banpará, o retorno do escritório da Emater e a construção de uma escola de ensino médio na Vila de Curuai, região do Lago Grande. Todos os pedidos também foram encaminhados aos representantes dos referidos órgãos responsáveis: Elieth de Fátima, titular da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Brasilino Carlos da Assunção Sousa da Silva, presidente do Banpará, e Lana Roberta Reis do Santos, presidente da Emater/Pa.

As solicitações foram requeridas ao prefeito Nélio Aguiar pela Associação dos Moradores da Vila de Curuai (Asmovic). Com quase 15 mil moradores, a Vila de Curuaí é um distrito do município que serve de comunidade polo para cerca de outras 70 comunidades, localizadas ao longo de 157 quilômetros da rodovia estadual Translago (PA-257). O acesso à Vila é feito por meio de embarcações fluviais e pela rodovia com duração de mais de 8 horas.

A região tem como base econômica a agropecuária e piscicultura. Para agilizar as implantações dos órgãos, o prefeito Nélio Aguiar colocou as equipes técnicas da Prefeitura Municipal à disposição para elaboração dos estudos de viabilidade econômica ou outros que forem necessários.

“Vamos ajudar com nossa equipe técnica que estará à disposição para agilizar os procedimentos administrativos e técnicos. Os pedidos fazem suprem às necessidades dos moradores da Vila e vão ajudar outras dezenas de comunidades. É uma região rica e que cresce muito economicamente”, argumentou Nélio Aguiar.

A Vila de Curuai já recebeu vários investimentos públicos da Prefeitura de Santarém. Dentre eles, recuperação de ramais, Unidade Básica de Saúde e a ampliação da Escola Municipal Sansão Bento Lourido, que atende a mais de 500 alunos e conta com 32 colaboradores.