O Prefeito de Santarém Nélio Aguiar esteve presente na tarde de sexta-feira (14) na solenidade de entrega dos equipamentos em prol da regularização fundiária na Amazônia. O evento ocorreu no Escritório Terra Legal - Unidade Santarém.
A mesa do cerimonial foi composta pelo chefe da Delegação da União Europeia, embaixador João Gomes Cravinho, a Subsecretária de Regularização Fundiária na Amazônia Legal, Cris Martins, a Coordenadora de Regularização Fundiária dos Escritórios do Estado do Pará, Glenda Larissa, o Coordenador do Projeto de Cooperação da União Europeia, Pedro Bavaresco e o Diretor do Projeto da União Europeia, Otávio Moreira do Carmo Junior.
Na ocasião, a Delegação Europeia realizou a entrega simbólica para o governo brasileiro via Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), de 02 Scanners (Table), 02 Scanners (Digitizer Table) 01 Notebook Bag, 01 Notebook Computers, 02 Monitores Dell, 01 Desktop Computers- Tipo 1, 01 Desktop Computers- Tipo 2, 01 Mouse, 04 Câmeras Compactas, 04 GPS, com assinatura do ato de entrega dos equipamentos. Os investimentos nos equipamentos são oriundos de um Termo de Cooperação Técnica da União Europeia, que visa potencializar as ações a política de regularização fundiária na Amazônia Legal.
"O objetivo principal é melhorar a qualidade dos equipamentos que nós temos hoje nos escritórios que estão em geral bastante ultrapassados e que dificultam a eficiência do trabalho dos técnicos, principalmente para a área de cartografia que é uma área muito demandada e que envolve o tratamento de imagem de satélite e que precisa de computadores de altíssima capacidade. Então, agora com a chegada desses equipamentos nós vamos nos equipar para atender essas demandas do dia a dia que é o trabalho de regularização fundiária", destacou o Coordenador do Projeto de Cooperação da União Europeia, Pedro Bavaresco.
Para o Prefeito Nélio Aguiar, essa parceria chega em boa hora. "Estamos acompanhando esse momento de parceria entre a União Europeia e o Terra Legal, para poder apoiar e potencializar uma das necessidades do município de Santarém, que é a questão da regularização fundiária. Muitas famílias que moram na zona rural do município não conseguem fazer a regularização e ter o documento definitivo das suas áreas e essa parceria com doação de equipamentos chega em bom momento para apoiar mais as atuações do Terra Legal e do Incra no município", enfatizou.
Estiveram presentes também na solenidade, a primeira dama e secretária de Trabalho e Assistência Social de Santarém, Celsa Brito, a coordenadora de Habitação e Desenvolvimento Urbano de Santarém, Nelcilene Lopes, o Superintendente substituto do Incra, em Santarém, Marcio Piero Elly, embaixadores e servidores do Terra Legal- Unidade Santarém.
Sobre – O termo assinado traz um investimento de quase 1 milhão de euros que inclui mais de 500 aparelhos eletrônicos de última geração, sendo: computadores, estação de trabalho servidores, mesas de digitalização, câmeras compactas, softwares, entre outros. Os equipamentos irão compor o patrimônio dos escritórios da Subsecretaria de Regularização Fundiária na Amazônia Legal (Serfal), localizadas nos estados do Pará, Amapá, Mato Grosso e Amazonas.
O Projeto de Cooperação Técnica desenvolvido pelo Programa Terra Legal, atua em três frentes: promoção do acesso a políticas públicas voltadas para a agricultura familiar, sistematização somada à disseminação da metodologia do programa e desenvolvimento de mecanismos de governança fundiária entre as esferas federal e estadual.