O prefeito de Santarém Nélio Aguiar foi agraciado com a Moeda Comemorativa em alusão aos 200 anos da Polícia Militar no Pará. A cerimônia ocorreu na sexta-feira (28), no auditório da Casa da Cultura, localizada na Avenida Borges Leal, nº 1558, Santa Clara. Assim como o prefeito, também foram condecoradas demais autoridades que são parceiras da corporação e 34 policiais militares receberam Medalhas pelos relevantes serviços prestados a instituição.
"Fico muito contente por esse momento de homenagem e de reconhecimento. Temos uma grande parceria entre Prefeitura e a Polícia Militar. Fomos parceiros na implantação do 35º BPM, no policiamento militar do Bosque da Vera Paz, fomos parceiros também na instalação do Posto Policial na comunidade Boa Esperança e outras parcerias estão sendo firmadas, inclusive na área da educação, para que a gente possa instalar o Colégio Militar em Santarém. O que a gente deseja é uma cidade de paz, uma cidade com menos violência e no nosso município os órgãos de segurança pública vêm atuando bem firme conseguindo reduzir o índice de criminalidade, que é justamente o que a população espera", destacou o prefeito.
O comandante do CPR1, coronel Héldson Tomaso Pereira de Lima, comemorou a atuação dos policiais no município e as parceria entre as instituições. "Hoje temos em Santarém quatro unidades de policiamento, transformamos a cidade no segundo maior complexo da Polícia Militar em todo o estado, só perdemos para a capital. Tivemos melhorias nos treinamentos dos policias, na logística, no aumento do efetivo. Firmamos parcerias importantes com o governo municipal e outras instituições. O objetivo maior disso tudo é prestar um serviço melhor ao cidadão", destacou.
Participaram do evento o prefeito de Santarém, Nélio Aguiar; a primeira dama e secretária de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito; o comandante do CPR1, coronel Héldson Tomaso Pereira de Lima, o coronel da Polícia Militar, Osmar da Silva Nascimento; o comandante do 8º BEC, tenente-coronel Marcelo Vinícius Mota Linhares; o Capitão Tenente, Alessandro Matos Ribeiro, representando o Capitão de Fragatas dos Portos de Santarém, Robson Ferreiro Carneiro; o Tenente Wilson Silva, representando o Tenente-Coronel Ney Tito da Silva Azevedo, comandante do 4º GBM; o inspetor chefe da Polícia Rodoviária Federal, Sidmar de Oliveira; o superintendente Regional da Polícia Civil, Nelson da Silva Nascimento, entre outras autoridades da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Marinha, Corpo de Bombeiros, Exército Brasileiro e sociedade civil.