4. Prefeito destaca parceria entre Capitania Fluvial e escolas pela segurança na navegação
Prefeito destaca parceria entre Capitania Fluvial e escolas pela segurança na navegação Autor: Desconhecido

Prefeito Nélio Aguiar agradeceu e renovou parceria com a Capitania de Santarém.A Marinha do Brasil realizou, nesta quinta-feira (16), a cerimônia de transmissão de cargo de comando da Capitania Fluvial de Santarém, que faz parte do 4º Distrito Naval. Deixa o posto, o capitão de Fragata Robson Ferreira e assume o capitão de Fragata, Fábio Luiz Benincasa. Presente à solenidade, o prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, destacou o trabalho realizado na gestão do agora ex-comandante da instituição, principalmente ao aproximar as escolas da instituição, tornando-as ferramentas de conscientização pela segurança da navegação nos rios da região.

A Capitania Fluvial, em parceria com a Prefeitura de Santarém, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), iniciou no ano passado o projeto "Segurança na Navegação", que objetiva eliminar a chamada cultura de risco ao levar informações importantes às crianças, dentro das escolas, para que se tornem adultos conscientes e sejam multiplicadores da boa informação, por meio de diversos temas trabalhados.

Homenagem da PMS ao trabalho desenvolvido pela CFS, sob gestão de Robson Ferreira. "Esse foi um projeto que iniciamos e que o novo comando já sinalizou que dará continuidade. Somente em Santarém atendemos 15.240 crianças ressaltando o caráter informativo e preventivo desta ação. Tenho certeza que bons frutos já começaram a ser colhidos", exaltou o capitão de Fragata, Robson Ferreira.

O prefeito Nélio Aguiar reiterou em suas palavras de agradecimento a proximidade institucional com a Capitania Fluvial e destacou a importância do trabalho social desenvolvido. Segundo Nélio, as crianças influenciarão de maneira positiva seus pais, principalmente as famílias da área ribeirinha, que cruzam diariamente os rios da cidade para pescar e realizar outras atividades.

"Além do projeto, queremos destacar a presença da Capitania nas escolas, despertando em nossas crianças e jovens um espírito de cooperação, de respeito ao próximo e de civismo. Foi muito importante essa parceria, que espero que continue pelos próximos anos", destaca Nélio.

Após desejar as boas-vindas ao novo comandante da instituição, o gestor adiantou que no próximo dia 22 de junho, aniversário de Santarém, o capitão de Fragata Robson Ferreira será homenageado com a comenda Padre João Felipe Bettendorf, conferida pelo Executivo Municipal, pelos excelentes serviços prestados à comunidade.

A solenidade, que também com a presença da primeira-dama e secretária de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito, Josilene Pinto (Governo, Orçamento e Finanças), Mara Belo (Educação), Luis Alberto Figueira (Cultura) e demais membros do governo, presidente do legisltivo municipal Emir Aguiar, vereadores Junior Tapajós e Alaércio Cardoso e Didi Feleol, teve ainda participação de alunos das Escolas Municipais Maria Amália e Nossa Senhora de Fátima, localizadas na área urbana de Santarém, que prestaram homenagens ao agora ex-comandante e ao trabalho da Capitania.