4. Prefeito de Santarém vistoria obras de abertura de ramais na região do Tapajós
Prefeito de Santarém vistoria obras de abertura de ramais na região do Tapajós Autor: Desconhecido

Prefeito de Santarém vistoria obras de abertura de ramais na região do Tapajós

O prefeito de Santarém Nélio Aguiar vistoriou neste sábado (23), os serviços de abertura de ramais que interligam a comunidade Samaúma à comunidade Rosário na Reserva Extrativista (Resex) Tapajós Arapiuns. O trabalho na região é inédito. Ao todo 16.756 Km de ramais foram abertos até o momento na região.

Nélio Aguiar destacou para os moradores a importância da abertura do ramal na região Tapajós. Segundo ele vai contribuir para agilizar a implantação do 'Luz para Todos' na reserva, além de aproximar as comunidades. "É uma satisfação ver a alegria no rosto dessas pessoas e saber que estamos trabalhando em benefício delas. Estamos vistoriando esse serviço realizado pela prefeitura que muito contribuirá para a implantação do programa. Obra esta que vai possibilitar a integração das comunidades. Uma obra silenciosa, porém histórica e transformadora", concluiu Aguiar.

O serviço beneficiará mais de 321 famílias e 1.150 pessoas. As comunidades contempladas são: Samaúma, Nova Vista, Nuquini, Tucumatuba, Boim e Rosário. A Reserva receberá o programa 'Luz para Todos' que tem como objetivo levar energia aos lugares que ainda dependem de motor de luz ou mesmo da tradicional lamparina para ter energia por algumas horas. A inclusão dessas comunidades significa para as famílias beneficiadas a conquista de um sonho que já durava décadas.

"Me desculpem pela emoção deste momento, mas é que tudo isso é muito importante para nós. Antes, era somente imaginação e hoje podemos ver que é realidade. Queria agradecer ao prefeito de Santarém Nélio Aguiar bem com o seu vice José Maria e ao secretário Bruno Costa. Trabalho este que nenhum gestor conseguiu realizar na região do Tapajós", pontuou a moradora da comunidade Boim, Ioneide Batista.

O assessor distrital Herculano Miranda, da comunidade Boim, agradeceu o governo pelo obra na região. "Enquanto gestor da região do Tapajós que compreende 25 comunidades, fico feliz e realizado pela conquista obtida. Esse trabalho é fruto de muito empenho e esforço de todos os envolvidos. Um trabalho que com certeza vai contribuir muito para a evolução da região ", ressaltou Miranda.

O secretário de Agricultura e Pesca Bruno Costa aproveitou para enfatizar sobre a importância do governo descentralizar o trabalho de terraplenagem no município, atendendo outros lugares. "Esse é um marco da gestão atual. Estamos conseguindo descentralizar os serviços de infraestrutura do município, fazendo com que os trabalhos cheguem a outros lugares distantes. Estamos visitando hoje a obra não no intuito de entregar aos moradores e sim verificar o andamento dos trabalhos. Estamos muito satisfeito com que vimos", disse Costa.

Na oportunidade da visita, o prefeito Nélio aproveitou para abastecer a Unidade Básica de Saúde da Comunidade Boim com medicamentos para hipertenso, diabéticos, analgésico, antibiótico, material para curativo, etc.

"A saúde é o nosso principal compromisso com a população e desde que assumimos o município estamos investindo no setor, a fim de oferecer mais qualidade de vida ao nosso povo. Vale ressaltar que estamos aguardando a aprovação em Brasília do projeto de incremento de recursos para o Hospital Municipal", explicou Aguiar.

Além do prefeito, estavam presentes na visita o vice-prefeito José Maria Tapajós, secretário de Gabinete Erasmo Maia, secretário de Agricultura e Pesca Bruno Costa, secretário de Mobilidade e Trânsito Paulo Jesus, secretária de Gestão, Orçamento e Finanças Josilene Pinto. Participaram também os vereadores Junior Tapajós e Chiquinho da Umes, o coordenador do Núcleo de Esporte e Lazer José Maria Lira, Presidente da Organização das Associações da Reserva Extrativista Tapajós Arapiuns (Tapajoara) Dinael Arapiun, Assessor Distrital Herculano Miranda, além de comunitários de diversas comunidades.