4. Prefeito de Santarém reúne com comunidades da Região do Aritapera
Prefeito de Santarém reúne com comunidades da Região do Aritapera Autor: Desconhecido

Prefeito de Santarém reúne com comunidades da Região do Aritapera

Principais reivindicações foram nas áreas da saúde, educação e segurançaO prefeito de Santarém Nélio Aguiar e sua comitiva de governo reuniram nesta quinta-feira (28) com lideranças de 15 comunidades da região do Aritapera, várzea de Santarém. A reunião ocorreu em Santa Terezinha e teve como objetivo ouvir as reivindicações referentes às necessidades das comunidades e debater melhorias e propostas para elas. As principais demandas apresentadas pelos moradores foram nas áreas da saúde, educação e segurança.

O prefeito ouviu cada reivindicação atentamente mostrando-se acessível aos pedidos solicitados e aberto ao diálogo. Ele resgatou o compromisso de campanha em dar continuidade à política de planejamento integrado e de inclusão das comunidades.

Saúde
No que tange a saúde, a principal pauta de reivindicações é sobre a ida de um médico para a região. Além de mais agentes de saúde em algumas localidades.

Em resposta, o prefeito explicou aos moradores que a região vai receber nos próximos meses uma Unidade Básica de Saúde Fluvial (UBSF), possibilitando mais qualidade de vida. A UBSF é uma embarcação que comporta Equipes de Saúde da Família Fluviais (ESFF), equipadas com materiais, mobiliário e ambientes necessários para atender à população ribeirinha. "Santarém já conta atualmente com uma unidade desse tipo que atua atendendo em outras regiões. Com a chegada desta nova unidade, o atendimento à saúde das comunidades ribeirinhas será mais fortalecido. A UBSF busca responder às especificidades da região, garantindo o cuidado as suas populações como previsto na Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), do Ministério da Saúde", disse Aguiar.

Secretária Dayane Lima explicou como a UBSF será equipada.De acordo com a secretária de Saúde Dayane Lima, a UBSF atuará uma vez por mês em todas as comunidades da região de Várzea. "Sem dúvidas trará inúmeros benefícios para a população. Esse modelo de unidade, instalada dentro de uma embarcação de grande porte, abriga consultórios médico, odontológico e de enfermagem, além de laboratório, salas para vacinação e para outros procedimentos ambulatoriais. Toda a estrutura suficiente para atender aos moradores de locais distantes da sede do município", informou.

Além de consultas e exames, também serão realizadas palestras e ações coletivas de educação, abordando temas como saúde bucal, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e abuso de drogas.