Prefeito Nélio Aguiar em reunião com diretores da Susipe e representantes do Governo do Estado (Foto: Sheila Faro)O prefeito de Santarém Nélio Aguiar recebeu em seu gabinete diretores da Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado do Pará (Susipe). O encontro objetivou a busca de parcerias em prol do sistema penitenciário com benefícios à população santarena, retomando a execução de importantes projetos.
Durante o encontro, o prefeito tratou sobre o projeto "Conquistando a Liberdade" que já foi executado pela administração municipal em parceria com a Susipe, e destacou que pretende retomar a parceria. "Esse projeto nós já trabalhamos e ele possibilitou pintura de Escolas e Unidades de Saúde. Pretendemos também fechar parceria para trabalhar o projeto 'Ruas da Liberdade', no qual os detentos confeccionariam peças de concretos para pavimentar algumas ruas', destacou Nélio.
"Na oportunidade, também foi agradecido ao prefeito toda ajuda que o município tem dado aos internos quando eles precisam de atendimento extra muro. Os internos são atendidos no sistema municipal de saúde sem maiores problemas, o fluxo realmente acontece aqui em Santarém. Nós agradecemos essa parceria", afirmou a diretora da DAB, Ana Paula Frias.
Na ocasião, foi tratada a possibilidade da assinatura do termo de cooperação para que seja possível amarrar realmente o repasse de recursos e entender onde ele está sendo aplicado.
"Também foi tratada a grave questão da medicação para os doentes mentais. A secretária informou que no CAPS só tem um médico voltado à questão da saúde mental e ela mesma ligou para que a gente possa viabilizar mais um médico para atendimento. Hoje, nós temos no CRASM 22 internos precisando de atendimento psiquiátrico, ou por surto, ou por doença mesmo, e nós precisamos desse atendimento através de um profissional especializado em doença mental. Então foi um grande ganho e eu acredito que ela vai conseguir que os internos sejam atendidos pelo menos uma vez por mês", disse a diretora.
Dentre as solicitações feitas - listadas como uma das prioridades - está a pavimentação de 3 km de trecho da via que liga a "estrada do presídio", como é conhecida e que parte da PA.
Com colaboração de Vanessa Van Rooijen