1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Gerais
  4. Praias santarenas passam por nova etapa de estudos de balneabilidade
Praias santarenas passam por nova etapa de estudos de balneabilidade Autor: Desconhecido

Praias santarenas passam por nova etapa de estudos de balneabilidade

Agencia Santarém
Publicado em - Atualizado
Neste sábado (14) os trabalhos iniciaram pela praia de Alter do Chão. Foto:: Júlio César Antunes Mai...

Neste sábado (14) os trabalhos iniciaram pela praia de Alter do Chão. Foto:: Júlio César Antunes

Mais uma nova etapa dos estudos de balneabilidade, de praias santarenas à margem direita do rio Tapajós, ocorre até o dia 18 deste mês. A iniciativa é da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma). Neste sábado (14), os trabalhos iniciaram pela praia de Alter do Chão.

“Fazemos a coleta trimestralmente. Os resultados seguem atestando as águas de praias santarenas de excelente qualidade, próprias para banho”, confirmou o técnico da Conágua Vinícius Alves.

″Os resultados seguem atestando as águas de praias santarenas de excelente qualidade″ informou Vinícius Alves, técnico da Conagua. Foto: Júlio César Antune

No último dia 6 foram divulgados os resultados da campanha de junho de 2019, divulgados no 8º Boletim de Monitoramento. A pesquisa apontou a continuidade de águas “próprias/excelentes” para fins de recreação.

Durante os procedimentos, as amostras de água são armazenadas em sacos plásticos estéreis, colocados em caixas térmicas e seguem até o laboratório, onde as análises são realizadas no mesmo dia da coleta.

Técnico da Semma acompanha todas as coletas. Foto: Júlio César Antunes

Leia também:

Dentre as praias que passam pelos testes estão: Ponta do Muretá; Ponta de Pedras; Pajuçara; Maracanã, além de Alter do Chão - onde são realizadas coletas nos seguintes pontos: rio Tapajós (canal principal), praia do Cajueiro, orla (escadaria e parte final); praia do Centro de Atendimento ao Turista (CAT) e praia da Ilha do Amor.

Desde 2016 ocorre em Santarém o monitoramento da balneabilidade das praias da orla fluvial direita do rio Tapajós.

O estudo tem como objetivo identificar as condições de balneabilidade das principais praias, garantindo a utilização segura desses ambientes para a recreação de contato primário, conforme estabelece a Resolução nº 274/2000 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama).

Os estudos seguem critérios da Resolução nº 274/2000 do Conama. Foto: Jùlio César Antunes

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.