Reunião já foi realizada com donos de embarcações para orientar sobre as adequaçõesA Prefeitura de Santarém por meio das Secretarias Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT) e Infraestrutra (Seminfra) estão realizando serviços de adequação e melhorias em toda a estrutura do Porto do DER, no bairro Prainha. Objetivo é adequar o espaço para que possa receber as embarcações que operam atualmente no porto da Praça Tiradentes.
No pátio de estacionamento, a equipe de manutenção concluiu os serviços de sinalização horizontal, organização dos pontos de táxi e mototáxi, separando dos passageiros os veículos que operam cargas. Além de adequação na estrutura da atracação das embarcações com colocação dos pontões que foram deslocados da Praça Tiradentes.
Uma reunião foi realizada na tarde desta quarta-feira (05) com os donos de embarcações para repassar sobre as adequações que estão sendo feitas no porto e ouvir suas demandas. Além de informar o prazo para que o porto opere em toda sua totalidade.No pátio de estacionamento diversos serviços foram realizados pela equipe da SMT para melhorar o tráfego no local
"Nós estamos juntamente com a Semimfra preparando essa área onde irá funcionar o embarque dos passageiros e atracação das embarcações para operação de cargas e passageiros. Nós reunimos com os operadores das embarcações que atuam na Praça Tiradentes, ouvimos solicitações e demandas para a necessidade de adequação lá do porto para operação tanto dos ferry boats quanto dos barcos. Na reunião, ficou entendido um prazo de 30 dias para que eles informem aos passageiros e o prazo também que a SMT e Seminfra esperam estar operando em plena totalidade com todas as embarcações", explicou o secretário de Mobilidade e Trânsito Paulo Jesus.
Para atender a população que utiliza o transporte coletivo urbano, a SMT realizou um estudo técnico elaborado para fazer adequação na operação e já trabalha no ajuste operacional nas linhas dos coletivos.
No porto do DER já é realizada operação de carga e passageiros com as balsas da Camila Transporte. Outros dois ferry boats e 3 embarcações que desenvolviam suas atividades no porto da Tiradentes também já estão operando no local.
A equipe da Divisão de Operação Portuária, diariamente, realiza o ordenamento e controle da movimentação do porto e na administração de toda área portuária. Trabalhando com o objetivo de atender da melhor forma o serviço de transporte fluvial e os passageiros que utilizam esse meio de transporte como locomoção.