Autora: Fernanda Rabelo
A partir das publicações dos Decretos Estadual e Municipal, a Semtur determina os horários e as medidas de segurança e higienização de atividades não essenciais, mas econômicas em espaços públicos.
A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur) divulgou a portaria 001/2021, de 19 de janeiro de 2021, que regulamenta o horário de funcionamento de dois equipamentos públicos que não são enquadrados como essenciais, mas que são comerciais determinados nas leis estabelecidas no Decreto Municipal 189/2021, de 18 de janeiro de 2021. O Centro de Artesanato do Tapajós - Cristo Rei e o Terminal Fluvial Turístico (TFT) se enquadram como espaços públicos comerciais e seguem a lei de horários das 09h até às 15h, exceto aos domingos, obedecendo rigorosamente as medidas de sanitização, higiene e distanciamento social.
No interior das dependências dos centros encontram-se duas lanchonetes que seguem outras normativas, apenas funcionando como delivery e na modalidade Take Way (pegue e leve), também tendo como norma a retirada de todas as mesas e cadeiras dos salões dos locais de alimentação.
Segundo o gestor da Pasta, Secretário Alaércio Cardoso, a portaria se fez necessária para respaldo e para a obrigatoriedade de todas as normas estabelecidas para o funcionamento dos centros. “O objetivo é garantir a segurança tantos dos artesãos como dos turistas que estão frequentando esses centros. A portaria ficará fixada e é de obrigatoriedade o uso de máscara, álcool em gel e o distanciamento em filas e dentro dos centros. A medida tem duração de 15 dias prorrogável por mais 15 dias ou até durar o bandeiramento vermelho em nossa região”.
A portaria foi assinada no final da tarde da última segunda-feira (19) e entra em vigor na data de sua publicação.