4. Plantio de Samaúma abre a programação da Semana do Meio Ambiente da Escola do Parque
Plantio de Samaúma abre a programação da Semana do Meio Ambiente da Escola do Parque Autor: Desconhecido

Foi com o plantio de uma samaúma, conhecida com a rainha da Amazônia, que a programação da Semana do meio Ambiente da Escola do Parque foi oficialmente aberta na manhã desta sexta-feira (31). A programação segue até o dia 8 de junho, tem como tema: "Preservar o meio ambiente é o caminho. Cuidar é a solução", e como principal objetivo informar e sensibilizar a comunidade escolar e o público em geral sobre os cuidados com o meio ambiente através de ações em Educação Ambiental.

"Hoje simbolicamente reavivamos nossa esperança com o plantio desta samaumeira. Acreditando que podemos fazer ainda mais em prol da preservação do meio ambiente, e para preservar nada melhor do que ensinar, envolver as crianças nessas atividades. Atividades que trazem um significado muito importante para que elas possam melhorar seu comportamento em relação ao meio ambiente, estimular novas práticas de preservação voltadas a sustentabilidade desse ambiente. E nós ficamos muito felizes com a participação da turma da Escola Delfina de Jesus, são alunos e professores dedicados nesse processo", afirmou a secretária de Educação, Mara Belo.

Dia do Meio Ambiente:
O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 5 de junho. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1972, na Conferência de Estocolmo, na Suécia. Por meio do Decreto Federal 86.028, de 27 de maio de 1981, o governo brasileiro também estabeleceu que neste período, em todo o território nacional, se promovesse a Semana Nacional do Meio Ambiente, que tem por finalidade apoiar as iniciativas de preservação do patrimônio natural do país.

A programação de abertura na escola do Parque, contou ainda com apresentação de práticas educativas para o meio ambiente realizadas na escola do Parque, entrega de certificados para as escolas desenvolvem trabalhos em educação ambiental de forma criativa, participativa, primando qualidade de vida.

"A partir de hoje nós faremos a cada um plantio de uma árvore, uma árvore que tenha como principais ingredientes, o respeito, a sabedoria, humildade, perseverança e acima de tudo: cidadania. Nosso objetivo e mostrar para vocês o que devemos fazer e o que devemos evitar para que amanhã nosso planeta seja melhor", afirmou a coordenadora da escola do Parque, Raimunda Ferreira.

A programação continua até o dia 08 de junho, confira;

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE - 2019

REALIZAÇÃO: Coordenação de Educação Ambiental – Escola do Parque

TEMA: "Preservar o meio ambiente é o caminho. Cuidar é a solução".

Dia 03/06/2019 (Segunda-feira) - Escola Municipal Delano Riker Teles de Menezes

8:00 Recepção para a turma.8:20 Oficinas nos espaços interativos da Escola do Parque. Caminhada ecológica nas trilhas do Parque da Cidade. Oficina de produção de mudas. Oficina de compostagem 10:00 – Lanche e encerramento das atividades.

Dia 04/06/2019 (Terça-feira)

- PROGRAMAÇÃO COMPARTILHADA ESCOLA DO PARQUE – CIAM/SEMA e 1ªCOMPANHIA INDENPENDENTE DE POLICIAMENTO AMBIENTAL

8:00 Abertura cívica Hino Nacional – hino de Santarém /Composição da mesa /Hino de louvor – apresentação da aluna Carolina Menezes de Miranda, da Escola Irmã Leodgard – turma do 4° ano da Prof. Clarice Rebelo. Falas dos que compõe a mesa. Apresentação cultural da Escola Irmã Leodgard, turma 4° ano da Prof. Clarice Rebelo em parceria com a Prof. Lúcia Maia do laboratório de informática. Apresentação cultural dos alunos da Escola Nossa Senhora de Fátima na responsabilidade da Prof. Darcilete do laboratório de informática.

- Momento em que a Secretária de Educação Mara Regina Xavier Belo, fará a entrega dos espaços revitalizados da Escola do Parque.

8:20 Café da manhã: Cinema Ambiental TURMA DA MÔNICA - UM PLANO PARA SALVAR P PLANETA, na responsabilidade da 1ª CIPAMB Durante o evento ocorrerá intercâmbio das atividades socioambientais realizadas nas escolas presentes. Encerramento

Dia 05/06/2019 (Quarta-feira) – Professor Olindo Luiz do Carmo Neves

8:00 Recepção para a turma8:20 Oficinas nos espaços interativos da Escola do Parque. Caminhada ecológica nas trilhas do Parque da Cidade. Oficina de produção de mudas. Oficina de compostagem 9:40 – Lanche e encerramento das atividades. Dia 06/06/2019 (Quinta-feira) Escola Municipal João Batista Miléo8:00 Recepção para a turma8:20 Oficinas nos espaços interativos da Escola do Parque. Caminhada ecológica nas trilhas do Parque da Cidade. Oficina de produção de mudas. Oficina de compostagem 9:40 – Lanche e encerramento das atividades.

Dia 07/06/2019 (Sexta-feira) - Escola Municipal Magalhães Barata

Dia 08/06/2019 (Sábado) - Participação de Escola de Belterra- Atendimento em Educação Ambiental pela manhã.

Obs. Durante a semana da programação a Escola do Parque estará doando mudas de plantas de várias espécies em suas dependências.