Para quem irá matricular o filho em outra escola neste ano de 2019 ou se o filho estiver iniciando a vida escolar, deve ficar atento por que o período oficial para matrículas é de 14 a 18 de janeiro. O período ainda não tem previsão de prorrogação.
Para as 58 escolas da rede municipal localizadas na zona urbana estão sendo ofertadas 3.016 vagas. Na área da educação infantil estão sendo disponibilizadas 1.520 vagas para as 36 unidades.
"O período de 14 a 18 de janeiro é o período final do processo de matrícula para as pessoas que procuraram as unidades entre 18 de dezembro até o dia 4 de janeiro, quando efetuarem o procedimento de inscrição para as vagas ofertadas. Antes do dia 14, no período de 7 a 11, as coordenações estarão fazendo a análise desses cadastros que foram feitos. Tem prioridade dentro desse processo de análise os alunos que são inclusos no Programa Bolsa Família e que moram perto da unidade, configurando assim situação de vulnerabilidade social", explicou a secretária de educação Mara Belo.
A secretária reforçou ainda sobre a oferta da educação infantil também nas escolas da rede municipal. "É importante destacar que desde 2017 nós estamos ampliando a oferta para a etapa do pré escolar I e II, para crianças de 4 a 5 anos na escolas municipais. E a avaliação desse público nas escolas é muito boa, por que temos notado que os alunos que concluem a educação infantil nas escolas e ingressam no ensino fundamental tem apresentado um ano de ensino muito exitoso e isso tem nos motivado a investir nessa oferta também nas escolas", reforçou Mara Belo.
Sobre os pais que fizeram o cadastro e não conseguirem ser selecionados para as vagas nas Unidades de educação infantil, a secretária de educação reforçou que depois desse período oficial as coordenações das unidades juntamente com a Secretaria de Educação irão reunir e verificar o número de crianças que não foram atendidas, sendo feito uma realocação para que nenhuma dessas crianças com idade escolar fique fora da escola.
A previsão de data para início das aulas da Unidades e Centro de Educação Infantil é 1º de fevereiro, já o início das aulas nas escolas da rede municipal ainda está em definição.