Com intuído de traçar o perfil do turista que visita Alter do Chão no período do carnaval, a Secretaria Municipal de Turismo (Semtur) da Prefeitura de Santarém estará com uma equipe de Servidores e Acadêmicos da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) para aplicação da "Pesquisa da Demanda e Oferta Turística" do Carnater 2018, nos dias 10 e 11 de fevereiro, de 09h às 14h.
De acordo com Neide Noronha, chefe da Divisão de Planejamento Turístico da Semtur, a pesquisa acontecerá em vários pontos da Vila Balneária, para atingir o maior número de turistas. "Estamos trabalhando para alcançar um maior número de turistas, para que a pesquisa seja mais bem qualificada. Os pesquisadores que receberam treinamento por técnicos da Semtur estarão aplicando 400 questionários na área central da vila, na Praça do Çairé, Hotéis, Pousadas, Restaurantes e Terminal Rodoviário", explicou.
"A pesquisa desenvolvida pelo Observatório de Turismo é um trabalho muito importante para toda a cadeia produtiva do turismo de Santarém e Região, pois é através dela que os investidores se norteiam para suas ações durante o período do carnaval". É o que declarou o Secretário de Turismo de Santarém, Diego Pinho. O Secretário falou ainda, que as informações coletadas, são periodicamente atualizadas com números estatísticos confiáveis e que estarão disponíveis no Banco de Dados do Setor Turístico, para os interessados na pesquisa.
A pesquisa da Demanda e Oferta turística que é um importante instrumento para o direcionamento de políticas públicas de turismo em destinos turísticos, coletará dados do Perfil dos visitantes, seu tempo de estadia, o grau de satisfação em função da expectativa dos visitantes, as atividades e produtos de maior demanda, impactos positivos e nagativos (econômicos, ambientais, socioculturais), criticas, reclamações e sugestão dos visitantes, dentre outros.