1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Gerais
  4. Pedagogo: o profissional que constrói as políticas de ensino-aprendizagem
Pedagogo: o profissional que constrói as políticas de ensino-aprendizagem Autor: Desconhecido

Pedagogo: o profissional que constrói as políticas de ensino-aprendizagem

Agencia Santarém
Publicado em - Atualizado
Rosinaldo Vidal contribui na profissão para a comunidade escolar há 21 anos. O trabalho do pedagogo...

Rosinaldo Vidal contribui na profissão para a comunidade escolar há 21 anos. O trabalho do pedagogo é um desafio diário e de muitas reflexões. Entre as atividades deste profissional está a mediação entre pais, professores e estudantes no processo educativo, harmônico e eficaz. Neste dia 20 de maio - Dia do Pedagogo - a Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) homenageiam este profissional constitutivo à sociedade.

Ações representam desafios à prática pedagógica realizada pelo professor pedagogo e ao mesmo tempo uma necessidade implícita desta prática. No contexto atual as atribuições de escola e da família, os direitos e deveres, os saberes científicos e empíricos, misturam-se devido à velocidade com que se produz informação. Com isso, surge a necessidade de um diálogo permanente entre os envolvidos no processo para desenvolver os projetos coletivos, a exemplo da formação do indivíduo relacionando o conhecimento aos contextos social e político, econômico e cultural.

Para representar a classe, a Semed salienta o trabalho de Rosinaldo Castro Vidal, 50, que há 21 anos dedica seu tempo e empenho à Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Ecila Nobre dos Santos, localizada no bairro da Conquista, zona oeste de Santarém. Efetivado por meio de concurso público, foi inserido no sistema educacional de Santarém em 1988.

Santareno, graduado em Pedagogia com especialização em Gestão Escolar, Rosinaldo conta sobre sua trajetória, atuação, experiência e deixa uma mensagem de reconhecimento e gratidão a todos os pedagogos das redes educacionais municipal, estadual e particular. "A função do pedagogo é muito importante dentro de uma instituição escolar/acadêmica. Uma escola pode até funcionar sem o pedagogo, mas seguramente com a sua participação as atividades serão bem melhores. A sociedade, de modo geral, necessita do pedagogo, por se tratar de um profissional com profundo conhecimento daquilo que faz, contribuindo significativamente com o sistema de ensino."

Leia também:

"Uma escola pode até funcionar sem o pedagogo, mas seguramente com a sua participação as atividades serão bem melhores", Rosinaldo Vidal. O trabalho de mediação, intrínseco às atividades do pedagogo, provoca muitos desafios. O principal instrumento para superá-los é o diálogo, que deve ser permanente ainda que os problemas se mostrem solucionados. "Na ambiência escolar também há conflitos e então entra o papel do pedagogo, quando a escola exige o seu desempenho a fim de mediar os impasses que ocorrem com algumas famílias, fazendo-as entender que a escola existe para colaborar com o rendimento do aluno."

Rosinaldo Vidal contou que no início de suas atividades, final da década de 90, ao chegar à Escola Ecila Nobre deparou-se com um dos maiores índices de evasão escolar, indisciplina, violência e infrequência. Uma das medidas foi às visitas domiciliares para saber o que estava causando o abandono escolar por parte dos alunos, o que refletia negativamente nos registros estatísticos em relação às metas estabelecidas pelo Ministério da Educação. Hoje, a realidade é completamente diferente com relação à Educação Infantil e ao Ensino Fundamental. A evasão escolar da instituição é zero. "Hoje, não trabalhamos mais com evasão e sim com rendimento escolar, embora ainda tenhamos dificuldades com relação à infrequência."

Formação continuada
Os avanços substanciais com relação à redução da evasão escolar devem-se também à introdução das políticas públicas e a formação continuada que são ofertadas pela Prefeitura de Santarém aos professores, pedagogos e aos gestores escolares. Para Rosinaldo, atualmente, um dos maiores desafios da escola é envolver a efetiva participação das famílias com a finalidade de fazer o acompanhamento do aluno. No entendimento dele, quando escola e família desenvolver cada um o seu papel, no futuro, a sociedade terá cidadãos mais preparados.A melhoria da qualidade dos processos de ensino - aprendizagem é garantida pela promoção da formação continuada. 

Ainda para o pedagogo, o compromisso do ensino/aprendizagem deve ser abraçado por toda a equipe da qual o profissional faz parte. Para desenvolver uma educação de qualidade necessita-se de disciplina e de conhecimento na maneira de pensar e na forma de agir, compreendendo que o 'fazer educação' não é brincadeira.

Planejamento pedagógico X Bons resultados no Ideb
A EMEF Ecila Nobre dos Santos conquistou em 2017 o maior Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), do município de Santarém, com 5,1 de pontuação. O resultado é fruto do planejamento pedagógico, elaborado há duas décadas e atualizado a cada ano que dependem da relação adequada, aproximação e confiança que envolve toda a comunidade escolar, contribuindo para a conquista de bons rendimentos da educação no município de Santarém.

Segundo Rosinaldo, o planejamento orienta as ações diárias da escola e dos profissionais de forma a envolver toda a comunidade escolar. "Trata-se de um trabalho com dedicação e comprometimento com o ensino/aprendizagem dos alunos."Paixão e empenho, principais engrenagens na profissão de pedagogia. 

Rosinaldo Vidal finaliza dizendo que após 21 anos de atividade educacional tem o sentimento do dever cumprido, pois a escola Ecila Nobre dos Santos se tornou uma referência no município, devido aos seus rendimentos, causadores dos bons índices alcançados no Ideb. Na escola em que ele trabalha o foco é o ensino/aprendizagem e os resultados conquistados são origem de uma parceria que conta com a efetiva participação e integração dos gestores, professores, pedagogos, colaboradores e uma estreita relação de diálogo com as crianças/alunos e as famílias. Tudo isso, ajudou a construir uma boa credibilidade junto às famílias e a comunidade escolar de modo geral, o que se consolida nos bons resultados já conhecidos pela maioria dos envolvidos e pela sociedade santarena.

Para 2019, a escola já está em preparação para as próximas avaliações do Ideb. A expectativa é que o bom desempenho dos alunos supere os índices anteriores e traga resultados positivos ao município de Santarém, referentes ao processo educacional.

Mensagem da Semed
A secretária de Educação Mara Belo ressaltou que o dia 20 de maio é o momento para homenagear os pedagogos, responsáveis por ajudar na educação, formação e aconselhamento de crianças e adolescentes, além do desenvolvimento de pesquisas educacionais. Segundo Belo, a data surge também como uma oportunidade para discutir o papel da integração da família e da escola. "Trata-se de um trabalho difícil, mediado pelos pedagogos e por isso todos esses profissionais dedicados recebem os nossos parabéns pelo profissionalismo e dedicação pelo ensino/aprendizagem de nossas crianças e adolescentes", concluiu.

Inserção no mercado de trabalho
O profissional formado em Pedagogia, atualmente, possui um leque de possibilidades de atuação, tanto em processos pedagógicos como em processos educativos, em ambientes escolares ou não. Segundo análise realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), a profissão é uma das mais requisitadas atualmente, com o mercado absorvendo cerca de 90% dos graduados na área.

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.