4. Pasta do Meio Ambiente orienta comunidades a combaterem as queimadas
Pasta do Meio Ambiente orienta comunidades a combaterem as queimadas Autor: Desconhecido

Pasta do Meio Ambiente orienta comunidades a combaterem as queimadas

"Palestra sobre os males causados por queima foi realizada no Centro Referência e Assistência Social Bairro São José Operário"

Palestra abordou os males ques as queimadas podem causar.O Governo Municipal lançou a "Campanha de Combate às Queimadas". Agora, diversas intervenções estão sendo pensadas a fim de sensibilizar a população a respeito dos males que o problema pode causar. E a comunidade como pode ajudar?

Moradores de 5 bairros participaram da ação. Para orientar sobre a questão a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e o Centro Municipal de Educação Ambiental (Ciam), realizou na tarde desta sexta-feira (30) uma palestra aos usuários atendidos pelo Centro de Referência em Assistência Social (Cras) São José Operário.

O Centro contempla 5 bairros, sendo Interventoria, Livramento, Diamantino, Área Verde e São José Operário, com uma média de 1.200 atendimentos mensais. Ao longo de cada mês, a equipe de profissionais trabalha a discussão de temas atuais com as famílias.

Tendo em vista a constante veiculação de matérias sobre as queimadas, em agosto foram abordados assuntos relacionados ao meio ambiente.Participantes receberam material informativo.

"Essa reunião ocorre ao menos uma vez por mês. São famílias acompanhadas pelos Cras que são convidadas a também trabalhar oficinas como a de reciclagem que desenvolvemos com jovens e idosos. Eles criaram vasos com plantas medicinais e artesanato com material reaproveitado", relatou a psicóloga Yasnaia Burlamaqui.

Estela Santos, 15 anos de idade, é uma das atendidas pelo Cras. Ela apresentou os trabalhos desenvolvidos durante as oficinas e entendeu que prejudicar o meio ambiente é comprometer a qualidade de vida. "Durante os encontros, discutimos que tem muita gente desmatando, queimando. Isso nos preocupa porque pode afetar a saúde de todos."