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Pasta da Educação discute primeira versão do Currículo Escolar Municipal 2020 Autor: Desconhecido

Pasta da Educação discute primeira versão do Currículo Escolar Municipal 2020

Agencia Santarém
Publicado em - Atualizado
Currículo definirá a base de ensino da rede municipal para 2020. Foto: Mauro Nayan. A primeira versã...

Currículo definirá a base de ensino da rede municipal para 2020. Foto: Mauro Nayan. A primeira versão do Currículo Escolar Municipal com base no documento aprovado pelo Estado do Pará, com referência à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) será apresentado esta semana por um Grupo de Trabalho (GT) formado pela Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Santarém. Os debates dos GTs ocorrerão no horário de 8h30 às 12h, no auditório do Instituto Esperança de Ensino Superior (Iespes).

O documento contemplará as competências que serão estudadas dentro da sala de aula e servirá de referência à reorganização do currículo da educação pública municipal de Santarém, uma vez que acrescenta às definições do currículo estadual e da BNCC no contexto local e ainda aponta princípios, direitos e orientações para a Educação Infantil e ao Ensino Fundamental.

Secretária Mara Belo explica sobre as competências do documento. Foto: Mauro Nayan. De acordo com a secretária de Educação de Santarém Mara Belo, o documento será elaborado por uma equipe de professores/redatores indicados pela Comissão de Adequação do Currículo da Semed, com representação das Coordenações de etapas e modalidades de ensino, Conselho Municipal de Educação, Escolas de Rios, Planalto, Quilombola e Indígenas.

“O currículo é a organização do conhecimento construído socialmente que associado à cultura escolar, projeto pedagógico e o regimento constituem a identidade institucional da rede e de cada escola. Outro dado relevante são os objetivos de aprendizagens e competências a cada etapa a serem desenvolvidas ao final do ensino básico”, informou a secretária.

O documento traz recomendações importantes, tais como: o domínio da língua; município e escolas se apropriam da cultura; conhecimento e respeito às leis; aperfeiçoamento à continuidade da gestão pedagógica da escola. Além disso, orienta como se agir com responsabilidade, flexibilidade e autonomia com princípios éticos e democráticos nas tomadas de decisões, a fim de se compreender as relações da sociedade e o mundo do trabalho educacional.Os debates dos GTs ocorrerão durante toda esta semana, de 4 a 8 de novembro. Foto: Mauro Nayan.

Para o assessor educacional da Semed, professor Marcos Gentil, depois das discussões a etapa seguinte é submeter o currículo a uma consulta pública que vai aprovar a versão final que deve estar alinhado a base homologada pelo Estado do Pará, por meio de um termo de cooperação técnica.

O documento é laborado por uma equipe de professores/redatores indicados pela Comissão de Adequação do Currículo da Semed. Foto: Mauro Nayan. “A importância da discussão e aprovação desse documento é que a partir de 2020 o município de Santarém estará alinhado com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Além disso, o novo documento vai contemplar as especificidades, de acordo com as peculiaridades regionais e locais”, explicou Gentil.

Para ele, a importância do documento também é pedagógica, pois a BNCC municipal deve trazer aspectos importantes em conformidade com a realidade amazônica, inclusive, contemplando as singularidades do município de Santarém. “Por isso, esse é um momento muito importante de escuta das diferentes vozes para a construção desse documento”, concluiu Gentil.

A reunião do GT é organizada pela Semed e pela Comissão de Adequação do Currículo Escolar da Rede Municipal de Santarém.O currículo será submetido a uma consulta pública que vai aprovar a versão final. Foto: Mauro Nayan.

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