4. Passeio ciclístico 'Maio Amarelo' estimula o respeito no trânsito em Santarém
Passeio ciclístico 'Maio Amarelo' estimula o respeito no trânsito em Santarém Autor: Desconhecido

Passeio ciclístico 'Maio Amarelo' estimula o respeito no trânsito em Santarém

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT) através da Divisão de Educação para o Trânsito realizou no sábado (26) um passeio ciclístico. O evento fez parte da programação do Movimento Mundial Maio Amarelo que está sendo desenvolvido em Santarém desde o início do mês de Maio.

Associações de ciclistas, população em geral e apoiadores da campanha participaram do evento que teve como objetivo chamar a atenção para os cuidados no trânsito mobilizando as pessoas na conscientização para um trânsito mais seguro.

Saindo do Rio Tapajós Shopping, os ciclistas percorreram as principais ruas do residencial Salvação e a Rodovia Fernando Guilhon, alertando motoristas e pedestres quanto a importância da ação.

O passeio contou com a presença dos acadêmicos da Universidade da Amazônia (Unama) que realizaram aferição de pressão arterial, testes de glicemia, orientações de nutrição, entre outros. "A Unama se sente privilegiada por estar participando das programações do Maio Amarelo, a equipe toda está de parabéns pela inciativa. Como o trânsito está hoje um perigo, isso vai servir para alertar nossos condutores de veículos, pedestres e ciclistas a redobrarem os cuidados e assim minimizar os acidentes que acontecem em Santarém", ressaltou Valdeise Monteiro, professora da Universidade.

"O trânsito santareno infelizmente não é tão passivo quanto se espera. Esse trabalho da Prefeitura através da SMT trazendo a conscientização e educação no trânsito é de grande importância não só para nós ciclistas, mas para a grande massa de pedestres, que são os mais frágeis da situação. Quanto mais ações dessa natureza, nós ciclistas agradecemos, pois precisamos de respeito no trânsito", ressaltou o ciclista Leonardo Fonseca.Para o representante do Movimento no Estado do Pará, Marcelo Santos, o objetivo da campanha é alcançar todos que utilizam o trânsito, fazer com que cada um seja consciente de suas ações nas vias da cidade". O ciclismo é uma modalidade que tem crescido muito na nossa cidade, com associações, grupos que utilizam desse meio para se exercitar ou até mesmo para outras atividades diárias, então fazer uma ação voltada para esse público chama atenção ao respeito principalmente dos motoristas e dos próprios ciclistas que também precisam estar de acordo com a legislação, cumprindo seus deveres com responsabilidade prezando pela sua vida e de outras pessoas que utilizam o trânsito", finalizou Santos.

A campanha Maio Amarelo prossegue até a quarta-feira (30) com palestras em instituições públicas, privadas de ensino, universidades, empresas e uma grande caminhada marcado o encerramento da campanha.