4. Parque da Cidade ganha novos espaços após 9 anos de fundação
Parque da Cidade ganha novos espaços após 9 anos de fundação Autor: Desconhecido

Parque da Cidade ganha novos espaços após 9 anos de fundação

Na manhã desta quarta-feira, 28 de junho o Parque da Cidade completou nove anos de fundação, e para celebrar a data a Prefeitura l de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura (Semap) realizou a entrega de três novos espaços para compor a funcionalidade do espaço que é destinado à preservação ambiental, boas práticas a saúde e entretenimento.

A programação teve início às 10h, com a presença de diversas autoridades e entidades ligadas ao setor produtivo rural e de preservação do meio ambiente bem como a apresentação das senhoras do Centro de Convivência do Idoso (CCI). O parque da Cidade é administrado pela Semap e possui atividades dirigidas pelo Núcleo de Esporte e Lazer (Nel) e pela Secretaria Municipal de educação ( Semed), que administra a Escola do Parque.

Dentro do parque estão: administração, viveiro de plantas, viveiros de quelônios, Espaço Pérola, Escola do Parque, trilha ecológica, trilha para caminhada (1.400 metros), Espaço Saúde, Espaço Muiraquitã (malocão), Cantinho da Leitura, Cantinho da Infância, Minhocário (produção de adubo orgânico), Pomar com aproximadamente 150 espécies de plantas frutíferas da região.

O secretário de Agricultura e Pesca, Bruno Costa, falou da importância do parque da Cidade para o município de Santarém e do esforço feito por cada servidor para manter o local funcionando todos os dias das 6 às 21 horas. "O Parque da Cidade é hoje um dos lugares mais verdes da cidade e ele é a unção de esforços para todos os dias abrir as portas para mais de três mil pessoas, e nós sentimos muito orgulho em manter este espaço funcionando", enfatizou.

A área do Parque da Cidade é hoje considerada o maior espaço com área verde urbana central do município e é o lugar ideal para as pessoas que buscam a tranquilidade, a segurança e um contato direto com a natureza. "O Parque da Cidade é um local bastante acolhedor e podemos até citar que é o local mais verde aqui na área urbana, causando até inveja para a nossa orla quem sabe, e nós estamos muito felizes em ter este espaço que foi muito bem pensado e que nos cabe a responsabilidade de preservar", disse o vice-prefeito José Maria Tapajós.

O Parque da Cidade está localizado na Avenida Sérgio Henn, no bairro Aeroporto Velho, delimitando-se com as vias Bartolomeu de Gusmão e Barão do Rio Branco, e possui uma área de 22 hectares. "É um momento de chamar a atenção dos moradores de Santarém para a importância do Parque, infelizmente essa área ainda não é do município, é uma área da união, mas já estamos em conversa com a Superintendência do Patrimônio da União (SPU) para ter a posse em definitivo para o município", declarou o prefeito Nélio Aguiar após citar que a Prefeitura está em dialogo junto a Receita Federal na tentativa de ceder outra área fora do Parque.

Ainda na manhã desta quarta-feira (28) foram entregues a população três novos espaços: o minhocário (produção de húmus e adubo orgânico), o Cantinho da Infância (Parque Infantil acoplado com playground, escorrega, balanços, gangorra e uma casinha) e Viveiro de mudas com capacidade para 47 mil mudas por ano.