Orientação para as mulheres participantes. Foto-Ascom Semsa
O Distrito de Boa Esperança, localizado no Km 43 da Rodovia Santarém/Curuá-Una (PA 370), recebeu nesta sexta-feira (06) serviços de saúde e cidadania em alusão ao Dia Internacional da Mulher, comemorado neste domingo (08). O evento aconteceu nas dependências da Escola Municipal Francisco Pereira Chaves e é fruto de parceria da Prefeitura de Santarém, por meio das Secretarias Municipais de Saúde (Semsa) e Trabalho e Assistência Social (Semtras), e Projeto Ester da Assembléia de Deus.
"Estamos muito contentes em ver as mulheres do planalto santareno recebendo vários serviços para melhoria da qualidade de vida de sua saúde. Disponibilizamos nossa equipe de para vários serviços de assistência a saúde da mulher, desde consultas médicas, exames de PCCU e serviços odontológicos. Este ano, temos a parceria da Semtras com serviços do CadÚnico, palestras sobre violência contra a mulher, oficinas e atendimentos por profissionais psicólogos. Foi um evento que garantiu serviços de saúde e cidadania não só para as mulheres, mas para a sua família”, destacou a secretária de Saúde Dayane Lima.
A enfermeira coordenadora da Unidade, Luaana Wanessa de Sousa Reis, acompanhou as ações. Foto-Ascom Semsa
A enfermeira coordenadora da Unidade, Luaana Wanessa de Sousa Reis, explicou sobre as ações que a Semsa realizou. "A programação acontece em parceria com a Igreja Assembléia de Deus e a Escola e é voltado para o Dia Internacional da Mulher, sempre na primeira sexta-feira do mês, com palestras educativas sobre o câncer do colo do útero, ofertando serviços como testes rápidos, aferição de PA, verificação de glicemia, consultas médicas e de enfermagem, vacinação e coleta de PCCU. Este ano temos a participação do serviço odontológico”.
A coordenadora do Projeto Ester da Assembléia de Deus, Maria da Luz Santos de Almeida, explicou que o projeto foi realizado pela primeira vez em 2018. "Realizamos o projeto pela primeira vez em 2018, somente com atividades religiosas e em 2019 conseguimos a parceria do Posto de Saúde aqui da Boa Esperança para a inclusão de outras ações, principalmente de saúde. Como igreja, temos a função do social, também, de melhorar a vida das pessoas em nossa comunidade, e com o Projeto Ester temos a oportunidade de cuidar do nosso povo. Agradeço ao prefeito e à secretária de Saúde, pois solicitamos e prontamente fomos atendidos nestes dois anos”, relatou.
A coordenadora do Projeto Ester da Assembléia de Deus, Maria da Luz Santos de Almeida, com os profissionais do Instituto de beleza de Itaituba. Foto-Ascom Semsa
A coordenadora citou a parceria com a Semtras, por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro Urumari e dos atendimentos de beleza com os profissionais do Instituto Rosa Barreto do município de Itaituba, que vieram especialmente para este evento, atender aos moradores nas dependências da igreja.
A moradora, Emily Jaine Martins Galvão, de 19 anos, aproveitou a ação para consulta médica para avaliação de sua saúde e do bebê que está com 8 meses de gestação. “A consulta foi ótima, aproveitei para saber como estava o meu bebê, está tudo bem comigo e com ele. Essa ação é muito importante para nossa comunidade, e para nós mulheres, todos estão de parabéns”.
Emily Jaine Martins Galvão, de 19 anos, aproveitou a ação para consulta médica. Foto-Ascom Semsa
Foram realizados 628 procedimentos, com aferição de PA, avaliação antropométrica, emissão do Cartão SUS, coleta de PCCU, consultas médicas, de enfermagem e odontológicas, dispensação de medicamentos, educação em saúde, teste de glicemia, testes rápidos e vacina.