A Prefeitura de Santarém por meio das Secretarias Municipais está em fase de planejamento e acerto para estruturar a programação de aniversário de Santarém 358 anos. E dentre as atividades conjuntas confirmadas, a I Feira de Artesanato do Servidor Público (ParÁrte), nos dias 22 e 23 de junho de 2019. Realizada pelo Governo do Estado do Pará, através da Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA) com abrangência na Região Baixo Amazonas e Sudoeste e na qual a Pérola do Tapajós será o polo da Feira. Trata-se de uma ação que objetiva proporcionar ao servidor público o acesso à exposição e a comercialização de seus mais variados produtos artesanais, como forma de divulgar, fomentar, estimular seu lado artístico bem como a geração de renda através da venda de seus produtos. Encontros ocorrem com as representações do governo municipal.
A coordenadora do Núcleo de Programas de Valorização ao Servidor Público (NPVS) da EGPA, Andréa Cavalléro está na cidade para fins de alinhar ação. "Dialogamos com o Prefeito de Santarém Nélio Aguiar e o secretário municipal de cultura Luis Alberto Figueira fechamos as datas e em breve vamos definir o local e abrir o processo das inscrições. Adiantamos que vamos disponibilizar para a ação 30 barracas. A infraestrutura é toda da Escola de Governança. A finalidade de trazer essa ação para a cidade de Santarém é valorizar cada vez mais a cultura local na participação de servidores públicos estaduais e municipais", detalhou.
O Governo do Estado Pará executa a filosofia de gestão mais presente em todo o Estado. "Vemos o maior empenho dessa presença também na área cultural. E o ParÁrte é mais que um presente, o prefeito de Santarém Nélio Aguiar já autorizou esta parceira. Nós vamos assinar um termo de cooperação para a realização desta Feira. Estou feliz por estar secretário e fazer acontecer a Cultura em Santarém. A abertura oficial das atividades artísticos culturais do aniversário de Santarém, ocorrerá com o desfile cívico-artístico militar na participação expressiva dos efetivos e os projetos sociais desenvolvidos por cada Instituição Militar com abertura às participações da Filarmônica Municipal Professor José Agostinho e o Instituto Maestro Wilson Fonseca. Esse é o terceiro ano consecutivo. E além de outras atividades encaminhadas na marca deste governo é a valorização dos artistas locais e regionais. E sempre digo, que nós precisamos fomentar essa valorização por dois motivos, a primeira os nossos artistas merecem sim ser valorizados e segundo, a reponsabilidade ao uso e controle com o dinheiro público, sem onerar a receita pública municipal em investimento em manifestações artísticos culturais que não sejam de Santarém e região", destacou o titular da pasta da Cultura no município, Luis Alberto Figueira, o "Pixica".
A I Feira de Arte e Artesanato do Servidor Público (ParÁrte), ocorrerá em Santarém (PA), o polo do evento e serão abertas inscrições para servidores da Região Baixo Amazonas e Sudoeste que abrange os seguintes municípios:
Alenquer, Almeirim, Altamira, Anapu, Aveiro, Belterra, Brasil Novo, Curuá, Faro, Itaituba, Jacareacanga, Juruti, Medicilândia, Mojuí dos Campos, Monte Alegre, Novo Progresso, Óbidos, Oriximiná, Pacajá, Placas, Porto de Moz, Prainha, Rurópolis, Santarém, Senador José Porfírio, Terra Santa, Trairão, Uruará e Vitória do Xingu.
O regulamento e inscrições serão ainda divulgados. E poderão ser expostos e vendidos os seguintes produtos: pintura em camisas, esculturas, bordados, sabonetes, bijuterias, bonecas, tapetes, artigos de decoração, velas entre outros. Não será permitido venda de comida com exceção de bombons regionais.
A programação de aniversário de 358 anos de Santarém (PA) será alusiva a data oficial de fundação em 22 de junho de 1661. Data que remete a chegada do Padre João Felipe Bettendorf na época, à aldeia indígena da etnia Tapajó. Registro estabelecido em 02 de julho de 1981 via Lei Municipal de número, 9.270.
Mais informações:
Alciane Ayres – assessora de comunicação da Semc
Contato: (93) 99179-4634 / E-mail: alcianeayres.jornalista@gmail.com