4. Moradores de Alter do Chão são beneficiados com ações do Programa Prefeitura nos Bairros e Comunidades
Moradores de Alter do Chão são beneficiados com ações do Programa Prefeitura nos Bairros e Comunidades Autor: Agência Santarém

Dannie Oliveira
Centenas de pessoas foram beneficiadas na primeira edição de 2023 do programa

Moradores da Vila de Alter do Chão, há 38 km de Santarém, foram beneficiados nesta sexta-feira (24) com as ações da primeira edição do Programa Prefeitura nos Bairros e Comunidades (PPBC) de 2023, realizada no Centro de Referência e Assistência Social (CREAS).

A iniciativa da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Governo (SEMG) promoveu centenas de atendimentos que começaram logo cedo, mobilizando a população que aproveitou a disponibilidade de serviços no local.

O secretário de Governo, Emir Aguiar, acompanhou as atividades pela parte da manhã e ressaltou a importância da ação na vila. “Elegemos Alter do Chão para iniciarmos o programa em 2023, atendendo a uma solicitação da nossa secretária de Finanças, Josilene Pinto, que começou uma campanha de atualização cadastral na véspera do nosso atendimento e que nesta sexta-feira passou a ser feita junto com o PPBC. Esse é um programa em que o Prefeito Nélio Aguiar tem um carinho muito especial. Na próxima etapa o programa será levado para o bairro do Diamantino, pelas secretarias e empresas parceiras”.

Foram disponibilizados serviços na área de saúde, assistência social, finanças e lazer, contemplando desde a realização de cadastros, emissão de documentos, negociação de débitos, consulta com optometrista, cortes de cabelo, entre outros. A dona de casa, Cleide Vandressa viu no programa uma oportunidade de solicitar o Cadastro Único da filha Aisha, de seis meses. “Fica difícil ir para a cidade e nem sempre dá com criança pequena. Fazia dois meses que estava tentando incluir ela no Cadastro Único e nunca conseguia porque tinha muita gente agendada e hoje foi muito bom. Gostei da ação, é um serviço que a gente precisa e fora que aproveitei para dar uma ajeitada na sobrancelha” declarou.

A Secretaria de Finanças levou para o PPBC a 2ª etapa da Campanha de Atualização Cadastral do IPTU, que visou sanar demandas relativas aos serviços ofertados pela pasta. Muitos comunitários aproveitaram para consultar as taxas de IPTU e da coleta de lixo e ainda para atualizar dados referentes a titularidade de imóveis na vila, conforme destacou a titular da Sefin, Josilene Pinto. “É importante que o contribuinte mantenha seu cadastro atualizado junto a nossa base de dados para que a prefeitura possa de uma forma justa e correta fazer a cobrança de tributos. Essa medida beneficia a todos e o contribuinte pode aproveitar nossa ação itinerante para consultar se tem acesso a algum tipo de isenção junto ao seu imóvel”.

Outro morador beneficiado pelo PPBC em Alter do Chão, foi o aposentado André da Silva, que agradeceu a atividade executada na vila. “O impacto dessa campanha é imensurável, porque estou com a minha identidade vencida desde 2013, sendo que é muito difícil de conseguir senha em Santarém. Vim aqui para tirar meu passe livre também e tomar a vacina. Esses serviços beneficiam a população e a comunidade e torcemos para que venham muitas e muitas ações como essa” finalizou.

A Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras) também participa do PPBC, oferecendo inúmeros serviços.

“É uma oportunidade pro cidadão participar, tirar dúvidas, realizar cadastros e entre outras coisas. A Semtras sempre estará à disposição da população para esse tipo de ação”, disse Celsa Brito, titular da Semtras.