4. Palestra pública sobre coleta de resíduos é realizada em escola de Alter do Chão
Palestra pública sobre coleta de resíduos é realizada em escola de Alter do Chão Autor: Desconhecido

Agencia Santarém

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria municipal de Meio Ambiente (Semma) e Centro Municipal de Informação e Educação Ambiental (Ciam), realizou na manhã desta segunda-feira (19) uma palestra pública em parceria com a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Santarém (Coopresan) e o Conselho Gestor APA Alter do Chão. A palestra ocorreu na Escola Sagrado Coração de Jesus em Alter do Chão e teve como tema "Serviço público de coleta de lixo em Alter do Chão".

A palestra faz parte do projeto da Escola Sagrado Coração de Jesus, chamado: "Aprendendo com o boto sobre a importância da preservação do patrimônio público de Alter do Chão". O projeto tem como objetivo intermediar debates entre os órgãos públicos e a comunidade de Alter do Chão, gerando assim parcerias entre o poder público e população com resultados favoráveis ao meio ambiente.

Durante a ação os palestrantes explicaram sobre a responsabilidade legal da coleta de resíduos (o que é de responsabilidade da prefeitura e o que não é), o que é resíduo domiciliar e como dar a ele um destino correto, como se desfazer de cada tipo de material através da separação de resíduos para a coleta seletiva, os horários da coleta de lixo em Alter do Chão e o papel de cada cidadão no descarte correto dos resíduos além de fornecer dados sobre a quantidade de lixo produzido na vila.

"Avalio que a palestra de hoje foi muito importante, pois pudemos debater com os órgãos sobre a coleta de lixo na vila, além de definir melhor o papel de cada um no combate ao descarte incorreto de resíduos na regiãos. Portanto creio que a palestra cumpriu com seu papel dentro do nosso projeto que visa criar essas "pontes" entre o Poder Público e os moradores da região, formando ações conjuntas em prol do meio ambiente e bem estar da população". Explicou a pedagoga da escola Sagrado Coração de Jesus, Alene Silva.