1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Gerais
  4. Paciente completa 109 anos e residentes de medicina do HMS organizam festa surpresa
Paciente completa 109 anos e residentes de medicina do HMS organizam festa surpresa Autor: Desconhecido

Paciente completa 109 anos e residentes de medicina do HMS organizam festa surpresa

Agencia Santarém
Publicado em - Atualizado
Dona Raimunda Freitas ganhou festa surpresa pela passagem de seus 109 anos. Foto-Ascom HMS O anivers...

Dona Raimunda Freitas ganhou festa surpresa pela passagem de seus 109 anos. Foto-Ascom HMS

O aniversário de 109 anos da paciente Raimunda de Souza Freitas não passou em branco nessa quinta-feira (10). A ocasião foi motivo de muita alegria e emoção na clínica médica do Hospital Municipal de Santarém Dr. Alberto Tolentino Sotelo (HMS). Alguns residentes de medicina prepararam uma festa surpresa para a idosa. O leito cinco ficou decorado, teve bolo simbólico e o parabéns foi cantado ao som de um violão.

Ao som de "Como é grande o meu amor por você", de Roberto Carlos, o filho Elísio Freitas homenageia a mãe. Foto-Ascom HMS

O filho e a neta de dona Raimunda não contavam com o gesto festivo da equipe médica e das enfermeiras. A emoção tomou conta do quarto quando Elísio Freitas, de 67 anos, homenageou a mãe, cantando e tocando a música do Roberto Carlos, "Como é grande o meu amor por você". Com lágrimas nos olhos, a neta Patrícia Freitas, falou do sentimento nessa data.

"É aquele amor que desde pequena a gente sente. Ela sempre cuidou de mim e hoje eu estou aqui retribuindo, cuidando dela. Estou muito grata por esse gesto de parabéns a ela", disse. 

Filho e neta de dona Raimunda, no leito cinco do HMS. Foto-Ascom HMS

A médica residente Gisele Macedo foi quem tomou à frente os preparativos para a festinha. Ela expressou a alegria ao poder cuidar de dona Raimunda, desde que foi internada no HMS. "Na clínica médica, a gente tenta dar ao paciente não apenas o tratamento que ele precisa, mas também humanizar e propor o máximo de conforto. No caso de dona Raimunda, completar 109 anos não é comum. Nós nos sentimos privilegiados de tê-la como paciente", declarou.

A médica residente, Gisele Macêdo, propôs ao grupo a realização da festa. Foto-Ascom HMS

Uma mulher de fé

A aniversariante é natural do município de Prainha, na região Oeste do estado, nasceu no ano de 1910. Ela atravessou mais de um século e acompanhou as transformações no mundo. É mãe de cinco filhos, viu eles crescerem e irem formando gerações. Para Elísio, o segredo da longevidade da mãe é a fé e a boa alimentação, sempre regada à peixe e produtos extraídos da natureza.

Dona Raimunda mudou-se para Santarém com o marido e os filhos há mais de 50 anos. Passou a maior parte da vida morando em um sítio, localizado na Várzea. O filho lembra que sempre iam pescar com caniço. Para ele, é um dos momentos mais marcantes da juventude ao lado dela.

"Mamãe foi forte na nossa criação, rígida e amorosa. Gosta muito de conversar, até antes de vir para o hospital ela contava algumas histórias nos almoços da família, lúcida ainda", lembrou o filho.

Internação

A paciente está internada há 12 dias, chegou após uma queda na residência. Segundo os familiares, ela foi vestir a roupa após o banho e caiu. "Ela gostava de tomar banho e se vestir só, mas nesse dia não deu certo. Acreditamos que ali já foi o início do AVC", contou a neta.

O quadro clínico apresenta evolução diária. "Apesar de estar estável e reagindo bem, ela ficará com sequelas. Possivelmente, não vai ser a mesma devido à doença que teve, mas a gente acredita que ela pode sair dessa, ainda mais com a alegria de se comemorar mais um aniversário", informou a médica residente, Gisele Macedo.

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.