A Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) iniciou nesta terça-feira (26), o agendamento da compra de alimentos oriundos da agricultura familiar.
Segundo o chefe da Divisão de Segurança Alimentar Fagner Gonçalves, neste primeiro dia apenas 16 produtores fizeram o procedimento. "Ainda foi pouco o número de agricultores que compareceram para fazer o agendamento, mas eles têm até 11 de outubro com prazo para prorrogação até dezembro de 2018". Fagner esclareceu que o agendamento acontece de acordo com a produção dos agricultores, e a orientação para os que já tiverem suas produções é que procurem o quanto antes para regularizarem-se no processo.
Os agricultores devem levar a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) que é como a identidade exclusiva do produtor da agricultura familiar.
Em 2018, o recurso aprovado é de 600 mil reais. Serão atendidas 187 famílias produtoras exclusivas da extensão de produção do município de Santarém. Não atendendo mais os municípios de Mojuí dos Campos e Belterra por determinação do Ministério de Desenvolvimento Social (MDS), pois a modalidade é PAA Municipal. Serão atendidas 43 unidades consumidoras. Santarém é o único município do estado do Pará a executar o programa este ano.
O agendamento está sendo feito na Avenida Tapajós, Restaurante Popular, nos altos do Mercadão 2000, na sala técnica do PAA de segunda à sexta-feira, das 8h às 14h.