4. Órgãos concluem planejamento de segurança pública para o Çairé
Órgãos concluem planejamento de segurança pública para o Çairé Autor: Desconhecido

Órgãos concluem planejamento de segurança pública para o Çairé

Representantes de instituições ligadas à segurança pública em Santarém reuniram na manhã desta terça-feira (12), no auditório da Estação Cidadania, para fechar o planejamento integrado de segurança para o Çairé 2017, que será realizado de 21 a 25 de setembro, em Alter do Chão. O evento tem total apoio da Prefeitura de Santarém, através das secretarias municipais.

De acordo com o comandante de Policiamento Regional, tenente coronel Héldson Tomaso, trabalhar a integração de todas as instituições resultou no envolvimento de 966 agentes de segurança pública à serviço do cidadão. "Este ano teremos como novidade o policiamento na praia. Com certeza é melhor do que cada órgão trabalhar de forma isolada no Çairé. A população quer ver a funcionalidade, que ver profissionais que atendam e apoiem no momento de dificuldade. O trabalho integrado possibilita uma segurança muito melhor ao cidadão, além de permitir um evento com segurança", afirmou.

A atuação dos órgãos será voltada à prevenção da prática de delitos por meio de ações ostensivas, visando à garantia da ordem pública e preservação do meio ambiente, através de ações educativas.

Confira como ficaram definidas ações de segurança:

Barreiras:
• Rodovia Federal (BR-163)
Efetivo: Polícia Rodoviária Federal (PRF);
• Avenida Fernando Guilhon nas proximidades da Empresa Perpétuo Socorro, Efetivo: 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM), Departamento de Trânsito do Pará (Detran) e Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT);
• Rodovia Everaldo Martins, que liga a área urbana à vila de Alter do Chão, no ramal Paraíso.
Efetivo: do 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM), Departamento de Trânsito do Pará (Detran) e Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT);

Vila de Alter do Chão
• Sala de Gestão de Segurança, organizada pela Prefeitura de Santarém.
(Estrutura montada na lateral do Lago dos Botos, com a presença dos chefes dos órgãos de segurança. O objetivo da Sala é concentrar todas as soluções dos mais variados problemas em um único local);
• Base da Cavalaria;
• Unidade Integrada Pro Paz (UIPP) de Alter do Chão
Efetivo: 3º Batalhão de Polícia Militar, Polícia Civil (delegado e escrivão);
• Orla de Alter
Efetivo: trailer do 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM).

Praias:
• Praia da Gurita ( conhecida como praia do Cajueiro)
• Ilha do Amor, de 5ª feira ao domingo, em dois turnos, das 9 às 19 horas Efetivo: 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM) e 4º Grupamento de Bombeiro Militar (4ºGBM);
• Rio Tapajós ( mediações da Orla, das Praias do Cajueiro e Ilha do Amor) Efetivo: 4º Grupamento de Bombeiro Militar (4ºGBM) e Capitania dos Portos de Santarém.

Participam do planejamento integrado: