Ordem de Serviço assinada pelo prefeito Nélio Aguiar garante circulação de ônibus aos moradores da Vista Alegre do Juá. Foto-Mauro Nayan
O prefeito Nélio Aguiar assinou Ordem de Serviço para início da operação de transporte coletivo urbano para nova rota de ônibus dentro da ocupação Vista Alegre do Juá. O serviço será realizado pela empresa Eixo Forte, com três ônibus, que tem a identificação Aero/Vista Alegre do Juá.
A autorização, de forma precária, se deu após liminar em favor do município concedida pelo juiz da 6ª Vara Cível e Empresarial, Claytoney Passos Ferreira, para a entrada de transporte coletivo na ocupação Vista Alegre do Juá, para atendimento aos mais de 12 mil moradores.
Liminar concedida pela Justiça, atendendo a pedido da PMS, vai beneficiar mais de 12 mil moradores da área. Foto-Mauro Nayan
Para os moradores, a chegada do transporte coletivo é motivo de alegria. A dona de casa Lucenilda dos Santos afirma que o sofrimento era diário, pois os moradores, principalmente, os estudantes tinham que fazer longas caminhadas para chegar ao ponto de ônibus mais próximo.
"Para nós moradores, principalmente para as crianças, sempre teve muita dificuldade em se locomover. Tudo é muito distante aqui, então a gente só tem agradecer a Prefeitura e a Justiça em poder contar com o serviço, o transporte público pra nós é o resultado de muitas lutas. Estamos muito felizes", comemora.
A princípio, o serviço, será prestado somente na rua principal, a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) está realizando serviços de recuperação para que a via possa ficar trafegável.
"Vamos precisar fazer umas adequações conforme as demandas que vão ser apresentadas, com relação à melhoria do acesso para operação que está um pouco degradada. As vias, a sinalização dos pontos de paradas, também vamos trabalhar para localizar esses pontos e vamos ajustar a própria operação para atender a maior quantidade de pessoas aqui”, explicou o secretário de Mobilidade e Trânsito, Paulo Jesus.
O prefeito Nélio Aguiar destacou a importância da luta do município, que não mediu esforços para atender a população que diariamente clamava pelo serviço na área. "A partir desta sexta-feira a linha estará em operação para atender aos moradores aqui do Juá, apesar de ser uma área que está em litígio, a necessidade das pessoas já existe, ela é real, acontece diariamente, tem idosos, adultos, jovens, crianças que precisam desse serviço de transporte público, então nós entramos na Justiça e conseguimos uma liminar e já estamos iniciando a operação", explicou.
A Prefeitura já planeja o ajuste na rota para que também possa atender as escolas que ficam localizadas nos bairros Elcione Barbalho e Maracanã, além de um linhão universitário. "As linhas que surgirem, como o universitário, a gente vai fazendo essas adequações. Sabemos que precisamos fazer muitos ajustes para que seja feita a operação atendendo à contento e de forma gradativa", informou Paulo Jesus.